Eu vou e muitos foram.
Apesar de a Igreja Adventista do Sétimo Dia não ter a tradição como fonte de fé, certas tradições, que podem variar de país para país, são intrínsecas à comunidade adventista.
Não terá sido por acaso que o Pr. Arnaldo Benecdito Christianini escreveu o hino “Somos um Pequeno Povo”, que integra o nosso hinário adventista. Em 2023, talvez o adjetivo que qualifica o povo de Deus neste hino deva ser, pelo menos, atualizado.
Mais de 2.500 pessoas reunidas no mesmo dia, no mesmo espaço, unidas pela mesma fé e esperança, já não se considerariam “um pequeno povo”.
Se Gideão venceu os Midianitas com pouco mais de um décimo deste número, o que o povo de Deus não poderá fazer com a força do Alto em Portugal?
Todas as regiões estiveram representadas no maior evento anual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Portugal – as Assembleias Espirituais.
Algumas excursões levaram os membros de algumas Igreja do Norte, Centro e Sul a um convívio, desde as suas igrejas locais, até à grande Igreja que foi a Expocentro de Pombal, no sábado 6 de maio.
O programa especial da tarde teve como inspiração o modelo da Conferência Geral, onde as 13 Divisões do Mundo apresentaram num só dia todo o trabalho desenvolvido, apelando à Igreja Mundial para o apoio nos projetos que têm pela frente.
À escala nacional, o mesmo aconteceu com o Pr. Edgar Justino, diretor da região eclesiástica do Norte, ao destacar os projetos que tem atualmente em Bragança e Vieira do Minho. Na região Centro, o Pr. João Catarino salientou a necessidade de uma parceria leigo-pastoral com o âmbito do centro de Influência na Covilhã. A região de Lisboa e Vale do Tejo tem como projeto, a alcançar nos próximos 5 anos, a criação de uma congregação na cidade de Oeiras. A região do Alentejo e Algarve mostrou os planos para a construção de um novo templo para a Igreja de Faro. Quanto à Região Eclesiástica das Ilhas da Madeira e dos Açores, o Pr. Igor Domingos chamou a atenção para a Igreja Nacional o facto de não haver atualmente presença adventista nas 5 ilhas dos Açores, Santa Maria, São Miguel, Graciosa, Corvo e Flores.
Paralelamente ao programa principal, 11 stands em representação das instituições, associações, departamentos e serviços da UPASD foram expostos, no hall de entrada da Expocentro, de forma a dar a conhecer aos membros interessados o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas diferentes áreas. As conversas entre quem por lá passava e os representantes destas organizações, o que os empresários chamam de networking, mas nós chamamos de apelo à missão, motivaram os jovens e os mais velhos a darem mais do seu tempo para a obra de Deus, apoiando as diferentes estruturas da Igreja, nas suas diferentes valências de trabalho para salvar almas.
O Pr. José Lagoa, presidente da UPASD, considera que estes encontros são “úteis para a partilha de projetos entre as igrejas das várias regiões do país e a Igreja nacional. Importante pela partilha de experiências e recursos entre os departamentais e Serviços da União e os irmãos da Igreja nacional. E o mais importante é o privilégio de reunir a igreja nacional para louvar e adorar ao nosso grandioso Deus em conjunto.”
Um dos momentos mais marcantes, nestas Assembleias, foi protagonizado pelo coro da região eclesiástica de Lisboa e Vale do Tejo. Em tempo recorde, o Pr. Ruben dos Santos juntou 80 cantores e 4 músicos, a fim de interpretarem um tema da sua autoria. A emoção dos presentes ao ouvir Será Chamado "O Filho" foi visível, não só pela grandeza da apresentação, mas também pela beleza artística da obra musical composta por este jovem pastor.
Para o Pr. Ruben dos Santos esta obra pretende “expressar a grandeza de Deus, não somente por obedecer a um estilo de música mais erudito, mas também pela própria mensagem que exalta a divindade de Cristo.
A escolha deste tipo de repertório está em harmonia com o propósito para o qual este coro foi criado, uma vez que o recém denominado Coro Adventista Regional de Lisboa visa representar a Igreja Adventista do Sétimo Dia na comunidade de Lisboa através da música.”
No final o balanço não podia ser mais positivo. Paulo Neves, pastor ministerial e responsável pela organização do evento, considera que "este evento é uma oportunidade única para o povo de Deus viver momentos espirituais fortes, assim como também o de poder experimentar o amor fraterno entre os irmãos. Poder ver a igreja nacional reunida em louvor e adoração ao nosso Senhor, foi um grande privilégio que vivi nesta Assembleia e que não mais esquecerei. Imaginei como será, um dia, quando se der o grande encontro de todos os salvos na Pátria celestial."
Para ver ou rever o programa desta Assembleia Espiritual no canal de Youtube da IASD em Portugal nos links:
Manhã
Tarde
Programa da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=P-dJCp_chAI
Programa da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=QEN9NApCjcg