Notícias

Eventos

Projeto Aliança mobiliza 20 voluntários que trocam férias por trabalho social


  • Share:

Membros Aliança e jovens de várias regiões do país decidiram dedicar parte das suas férias para auxiliar a comunidade e famílias carenciadas. O programa aconteceu em Valença do Minho, no mês de agosto, no período entre 17 e 27. Estiveram envolvidas 20 pessoas realizando atividades com crianças, jovens, adultos e idosos.

Apesar da atividade Aliança oficialmente ter começado a 17 de agosto podemos dizer que começou 24 horas antes já que Celestino Silva deu “o pontapé de saída” na véspera pelas 16h00 no centro do Porto empreendendo uma Caminhada solitária de cerca 120 kms até ao local de alojamento do Grupo, a Escola Básica de Valença.

A atividade para a comunidade Valenciana começou com uma Caminhada com cerca de 5 km. denominada “EU VOU, NÓS VAMOS” e contou com 80 participantes. Durante a mesma, a meio do percurso, a enfermeira Laura Teixeira dinamizou o Workshop “Cultivando a Gratidão”.

Nos dias seguintes foram realizadas ações voltadas para as crianças, como uma Expo-Kid, um Workshop sobre “Dicas para uma Alimentação Saudável” e uma Oficina da Criança. Estes programas ofereceram atividades recreativas, jogos e brincadeiras com o objetivo de não apenas entreter, mas também ensinar e formar. Quatro ATL´s inscreveram 72 crianças e 14 técnicos e assistentes operacionais nas diferentes atividades.

A meio da semana o Grupo separou um dia inteiro para limpar e organizar uma casa de um habitante solitário numa pequena Freguesia de Valença. Talvez esta tenha sido a experiência mais motivadora, desafiante e comovedora. Foram retirados dezenas de sacos enormes de roupa e adereços diretamente para o lixo. Foram lavadas e secas cerca de três dezenas de peças de roupa mais cobertores e tapetes. Mobiliário, em estado muito degradado, foi desmantelado e deitado ao lixo. Este habitante não possui, em sua casa, nem água canalizada nem luz. No final da nossa intervenção foi emocionante o abraço, o sorriso no seu rosto e uma pequena frase demasiado significativa “Muito obrigado. Esta casa está, agora, o que era há 30 anos atrás” (quando os seus pais eram vivos).

 A atividade terminou com cinco visitas a Lares de 3ª Idade/Centros de Dia, nos últimos dois dias. Cerca de 120 idosos usufruíram de momentos inesquecíveis, com música, animação e abraços. De referir o acontecimento inédito de termos realizado o Workshop de alimentação atrás referido, também com a presença 32 idosos. Quer as crianças (23) quer os idosos confecionaram o seu lanche. As crianças uma pizza individual e os idosos uma espetada com vários ingredientes saudáveis e adequados para a faixa etária. As nossas Chef de serviço foram a enfermeira Laura Teixeira e a presidente do Aliança Marisa Botelho. Ah, não esquecemos a importância da dinâmica da nossa Palhaça de serviço Matilde.

Tiveram, ainda, lugar duas ações de evangelização de rua, uma chamada “Estendal das Boas Ações” e a outra “Siga Jesus” com a distribuição de 200 livros “A Maior Esperança”.

A diferença deste Projeto em relação a outros está no facto dos participantes terem idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos e ajudarem a criar um impacto nas pessoas e na Igreja que nos convida.

O Grupo de Valença deu um excelente contributo liderado pelo Ir. Roberto e vários membros locais foram apoiando as diferentes atividades com muito entusiasmo. A culminar a atividade foi realizada uma Ceia Santa no refeitório da Escola Básica de Valença precedida por uma cerimónia de Lava-pés no Rio Minho, numa paisagem fantástica, ao pôr-do-sol.

Aproveitamos para, em primeiro lugar, agradecer ao Pai Deus por esta oportunidade de Serviço, agradecemos a cada elemento que se entregou de corpo e alma à Missão, ao Pastor Eduardo Teixeira, nosso conselheiro espiritual que dirigiu, cada dia, uma fantástica mensagem vinda do Céu, à irmã Laura Teixeira pelos Workshops que dirigiu e à Igreja de Valença pelo acolhimento e ajuda nas muitas atividades. Por fim, agradecemos à Autarquia por todo o apoio logístico e financeiro. Agradecemos ao seu Presidente, Dr. José Manuel Carpinteira, aos Vereadores Dr. Arlindo de Sousa e Dr.ª. Ana Paula Xavier e à coordenadora da Ação Social Dr.ª. Manuela Andrade e demais técnicas.

Por fim deixamos o testemunho de três jovens que nunca tinham participado numa atividade Aliança:

- “Nestes 10 dias que passei com o grupo Aliança, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, passar momentos de pura felicidade, ajudar o próximo de diferentes maneiras e acima de tudo aproximar-me mais de Jesus. Recomendo vivamente esta experiência única.” [Joana Bernardes]

- “Acredito que o Aliança não só faz a diferença em quem é ajudado, como também faz, em quem ajuda. Foi uma experiência incrível onde pude sentir a graça de Deus sobre nós a cada dia que passava, e é como o "ditado" diz: Uma vez Aliança, para sempre Aliança.

Este é apenas o início de muitos mais projetos que irei participar e que a família Aliança possa continuar a crescer cada vez mais, perto do Senhor.” [Carolina Bernardo]

- “No Aliança podemos viver e aprender como podemos servir a Jesus, de uma forma inter-geracional e assim aproximarmos o nosso caráter com o de Cristo. Um dos sentimentos mais fortes é o de estarmos em família, unidos com um único propósito. Que Deus possa capacitar este grupo para reunir mais pessoas, e assim impactar mais vidas.” [Samuel Silva]

Agora, aguardamos serenamente que o Espírito Santo nos leve para outra Missão no próximo ano. Deus seja louvado.

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt