Serviço

Refugiados Ucranianos - LAPI Sul


  • Partilhar:

No ano de 2022 o mundo voltou a mudar, e não no bom sentido, a guerra na Europa voltou e com ela todas as incertezas, inseguranças e todos os medos vieram novamente assombrar as nossas vidas.

Mas no meio de tudo este mal, existem as oportunidades de fazermos o bem e darmos verdadeiro sentido à palavra solidariedade.

Nesse ano o LAPI Sul recebeu várias famílias de refugiados vindos da Ucrânia, aos quais deu abrigo e sustento.

Em março de 2022 recebemos as primeiras famílias constituídas por mãe e filho, que apos alguns dias saíram para ir viver na Consolação.

Em abril de 2022 chegaram mais duas famílias. Uma constituída pela mãe e uma filha de 8 anos e uma constituída pela avó, mãe e neto de 12 meses. Estas famílias ficaram connosco durante bastante tempo, tendo inclusive trabalhado connosco na instituição.

Embora com todo o apoio dado, quer da instituição, quer dos trabalhadores da instituição, quer dos próprios idosos, a vida destas famílias não foi fácil, pois a saudade e a preocupação com os que ficaram era constante. Foi por este sentimento que em outubro de 2022 uma das famílias resolveu voltar de novo para a Ucrânia.

A outra família ficou connosco até junho de 2023, data em que resolveram também voltar à sua terra natal.

Foram tempos de grande partilha e muito enriquecedores para todos os que vivem diariamente no LAPI Sul. O sentimento de puder fazer a diferença na vida de alguém, foi sem dúvida, o maior benefício de todos nós. O sentimento de família teve um novo significado, e sem dúvida que saímos todos mais fortes e com a certeza de que com Deus ao nosso lado conseguimos superar as batalhas que nos vão surgindo.

UPASD UPASD
Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt