Colóquio sobre violência doméstica e sexual
O Ministério da Mulher da Igreja Adventista de Sacavém, realizou no dia 18 de novembro, na Casa de Cultura de Sacavém, o 1º Colóquio EnditNOW, com o tema: “Os Adventistas dizem não à Violência Doméstica e abuso Sexual”. Este colóquio foi realizado em parceria com os Departamentos de Evangelismo, Juventude Adventista e a Câmara Municipal de Loures. Estiveram presentes cerca de 200 participantes entre membros de igreja e seus convidados.
Numa primeira parte houve os Desbravadores apresentaram um exercício de “evolução” e ordem unida, testemunhando dos seus valores cristãos. Ainda houve uma participação do Côro Infantil e do Côro da Igreja.
Depois de apresentação do vídeo “O diário de Sara” que retrata as confidências de uma adolescente vítima de abuso sexual e suas consequências, entrou-se no colóquio que foi bastante participado com perguntas vindas do auditório. O painel foi composto pela Genoveva Almeida, pós-graduada em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos, pela Wilma Ferreira, líder de crianças e de jovens na Igreja Adventista de Sacavém, pelo pastor da igreja, António Amorim, pela Lúcia Fernandes, Técnica Superior, em representação da Divisão de Respostas Sociais -Departamento de Igualdade e Desenvolvimentos Sociais da Câmara Municipal de Loures, e pela Isabel Morais, Psicóloga Clínica especializada em Educação. O colóquio foi moderado pela Leidiane Rodrigues, colaboradora do Ministério da Mulher e coordenado pela Miriam Neves, secretária administrativa da Embaixada de São Tomé e Príncipe e Coordenadora do Ministério da Mulher.
Foram abordados temas como as causas, o impacto e as consequências da violência doméstica e abuso sexual, os jovens e a perspetiva bíblica sobre este tema, realidade no contexto da igreja adventista, e estratégias de intervenção preventiva e reativa por parte da Igreja.
No final do programa foram oferecidos pelo pastor Amorim, aos convidados e aos anciãos da Igreja, o manual “Restaurando Vidas Desfeitas”, um guia de apoio ao ministério às vítimas de violência doméstica e abuso, no contexto da igreja e na sua área de influência.
Apesar deste ser um tema delicado e difícil de ser tratado, todos os convidados felicitaram a organização do Colóquio pela transparência e frontalidade e ao mesmo tempo, espiritualidade e profundidade, com que este tema foi tratado, e o interesse manifestado pela audiência, manifestado através de muitas perguntas pertinentes.
A Dr. Lúcia Fernandes, representante da Câmara Municipal de Loures, indicou as instituições e serviços municipais de apoio aos envolvidos neste problema. No final do programa testemunhou da sua satisfação por esta iniciativa, encorajando a sua continuidade, tão relevante na comunidade da Quinta do Mocho, aonde a igreja está implementada. A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sacavém foi inscrita em 2023, nas plataformas das associações da juventude da Câmara Municipal de Loures, e foi integrada Grupo de Trabalho de intervenção social no Bairro da Quinta do Mocho, promovidos pela Autarquia. A Igreja Adventista de Sacavém procura, com a ajuda de Deus e a participação dos seus membros, ser relevante na comunidade em que está inserida. Parabéns ao Departamento dos Ministérios da Mulher pela sua iniciativa.