Aos 98 anos, Elisa descobre novo propósito de vida e é batizada na Igreja Adventista
Elisa Soares Teixeira, natural de Amarante, superou desafios desde a infância e, no final da vida, encontrou na fé uma renovada esperança, sendo batizada em um momento emocionante cercada por família e membros de sua igreja.
Elisa Soares Teixeira nasceu a 22 de Julho de 1925, na freguesia de São Gonçalo, concelho de Amarante.
Com apenas 12 anos, deixou a sua terra natal e mudou-se para Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, para trabalhar como cuidadora de uma professora.
Apesar de não lhe ter sido dada a oportunidade de aprender a ler e a escrever, destacou-se, desde muito jovem, pela sua determinação, independência e espírito empreendedor.
Aos 23 anos casou-se com António dos Santos Maia e, no ano seguinte, deu à luz o seu primeiro filho, que infelizmente faleceu poucos dias após o nascimento. Em 1958, nasceu o seu segundo filho, António Joaquim Teixeira Santos, e em 1960, a sua filha, Maria Leonor Teixeira Maia.
Viveu em Valadares e em Vilar do Paraíso. Passou um ano em Angola e, posteriormente, quando regressou, passou a viver em Arcozelo.
Dedicou a sua vida à família, conseguindo ainda criar e gerir o seu próprio negócio com sucesso. Em 1997, a sua filha começou a receber estudos bíblicos através de uma funcionária sua. Este novo conhecimento levou-a a aprofundar as verdades bíblicas e a frequentar a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Canelas, decisão que a sua mãe sempre aceitou e apoiou.
Em 2001, Leonor foi batizada e, no ano seguinte, o seu marido e os seus filhos seguiram o mesmo caminho. A 21 de Novembro de 2012, foi atropelada muito perto da sua casa. Ficou internada durante quase dois meses e, após ter alta, necessitou dos mais diversos cuidados, passando assim a viver com a sua filha Leonor. Ao longo destes 12 anos, sob os cuidados da sua filha, viveu diferentes etapas, enfrentando cada obstáculo com determinação, coragem e, acima de tudo, com uma imensa vontade de viver. Sempre determinada, manteve o desejo de acompanhar o crescimento da sua família.
Durante este período, passou a observar mais de perto a rotina da família da sua filha, percebendo que Jesus era o centro das suas vidas. Inspirada por este exemplo, começou também a orar sozinha no seu quarto, aprofundando a sua própria espiritualidade, sempre mencionando que o seu Deus é o Deus que criou os Céus, o Mar e a Terra. Foi frequentemente visitada pelos pastores que assumiam funções na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Canelas. Apreciava muito essas visitas e, com carinho, partilhava que orava por eles.
Durante uma dessas visitas, o pastor Edgar Justino perguntou-lhe se gostaria de receber estudos bíblicos. Com simplicidade, respondeu: “Não se preocupe, a minha filha já mos dá.”
Após o início das transmissões dos serviços de Escola Sabatina e de Culto pelo YouTube, tornou-se uma espectadora fiel, acompanhando atentamente cada momento. Perto de celebrar o seu 99.º aniversário, a sua saúde começou a fragilizar-se.
No dia 4 do presente mês, o seu estado agravou-se ainda mais. Como tal, foi pedida uma visita pastoral.
Dia 7 de Novembro, o pastor Edgar Justino visitou-a. Nesse mesmo dia, ela entregou sua vida a Cristo. Uma nova visita foi agendada para continuidade desse momento especial. Com grande alegria, neste último sábado, e na presença de sua família e de alguns membros da sua igreja, o pastor Edgar Justino batizou-a por profissão de fé.