Notícias

Testemunho

Pedro Soares, o homem da montanha com o coração na Missão


  • Share:

António Pedro Silva Ferreira Soares, conhecido por muitos como apenas Pedro Soares, faleceu tragicamente no dia 7 de abril de 2025, aos 50 anos, enquanto fazia aquilo que mais amava — montanhismo. Juntamente com um amigo, perdeu a vida no Espolón de los Franceses, uma exigente via de acesso ao pico Peña Vieja, no maciço central do Parque Nacional dos Picos de Europa, na Cantábria, Espanha.

A sua morte deixou em choque a comunidade adventista em Portugal, pois o altruísmo do Pedro e da sua família para com a Igreja foi sempre um dos traços que mais marcaram a sua vida.

Pedro era fotógrafo profissional, web designer e instrutor de alpinismo — profissões que conseguia conciliar com o seu amor pela Igreja.

Fundador da Rokomondo – Climbing for Hope, Teaching for Passion, criou a Rokomondo Academy, uma instituição vocacionada para a formação em atividades de montanha, como escalada, montanhismo, canyoning e via ferrata. Com o lema “Life is your biggest adventure. Your second could be with us.” — “A vida é a tua maior aventura, a segunda pode ser connosco” — a academia tornou-se uma referência, oferecendo cursos e workshops focados na segurança e autonomia dos praticantes, sempre com uma dimensão humana e inspiradora.

Amigo de inúmeras aventuras, Bruno Pereira recorda que, para Pedro Soares, a origem da Rokomondo estava no objetivo de ajudar na formação dos Desbravadores dos diversos núcleos, algo que foi sempre a sua prioridade.

Batizado em 1999 na IASD de Guimarães pelo Pastor Jorge Duarte, Pedro Soares foi um membro ativo e apaixonado pela missão. Serviu a nível local, regional e nacional em diversas áreas, destacando-se o apoio que deu ao Departamento de Jovens e ao Departamento de Saúde e Temperança, deixando a sua marca em inúmeros projetos.

Tiago Alves, diretor do Departamento de Jovens da UPASD, recorda Pedro como um formador dedicado na Escola de Formação JA e um apaixonado pela área da montanha. Era o responsável por manter o site desbravadores.pt, e integrava a Comissão Regional Norte. Entusiasta incansável, preparava cada atividade com o máximo rigor, sempre com a preocupação da segurança e com o desejo de proporcionar aos jovens experiências marcantes na natureza criada por Deus.

Viveu em Penela, onde colaborou, juntamente com a sua esposa Cristina Dias, em prol do bem-estar físico e emocional de muitos pacientes na clínica de estilo de vida VitaSalus. Cristina Dias é psicóloga e tem também ajudado inúmeras pessoas com formações locais e, mais recentemente, através do programa “Mentes que Sentem”, na TV Novo Tempo Portugal.

Rúben Nobrega, diretor do Departamento de Saúde e Temperança da UPASD, também recorda o Pedro como um amigo de sorriso fácil, coração de ouro e fé ativa em Deus, que levava todos a desfrutar da natureza, vivendo plenamente o espírito do conceito NEWSTART — o qual encarnou intensamente, de corpo, alma e espírito. Era alguém de enorme capacidade, atento aos detalhes e grande em compaixão. Foram várias as vezes que, sobre uma toalha de piquenique, depois de alguma atividade da Rede NEWSTART com a Rokomondo, partilhava generosamente tudo o que tinha.

Pedro Soares deixa três filhos: André (20), Miguel (17) e Diogo (15).

"Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos."
Salmo 116:15

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt