Notícias

Testemunho

Os ministérios da mulher em ação em Março


  • Share:

Louvamos a Deus pelas muitas atividades desenvolvidas pelos Ministérios da Mulher ao longo do terceiro mês de 2025, com particular incidência no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, também dedicado como Dia de Oração da Mulher. Neste mesmo dia, em parceria com a Associação Ministerial, foi feita por Zoom uma Vigília Nacional, “Renovados e Unidos pela Oração,” das 15:00 às 18:00, com a participação de muitos membros da IASD em Portugal.

A nível local, nomearemos apenas algumas das muitas iniciativas que cada Diretora desenvolveu com carinho e dedicação.

Matosinhos e Chaves focaram em aspetos da saúde, com um desafio para equilíbrio de peso e um workshop de comida vegetariana e jantar, respetivamente.

Odivelas fez um chá para mulheres, com cerca de 30 participantes que estiveram a calçar os sapatos alheios e a experimentar o desconforto inerente, o que levou à reflexão sobre a necessidade de não criticar nem julgar, mas de apoiar, compreender e gerir emoções e buscar a unidade.

Sangalhos, além do culto especial, alcançou pessoas necessitadas de apoio numa saída missionária.

A Lagoa, no culto, “Refletindo o Belo,” lembra-nos que Deus criou e ama o belo e quer que também O acompanhemos nisto (versus criações estranhas e bizarras).

Em Alvalade, o culto desafiava cada mulher, como filha de Deus, a resplandecer; e na Expo Mulher da tarde, a aprender mais sobre organização do lar, alimentação saudável, saúde feminina, modéstia e sexualidade cristãs.

Cores transmitem mensagens. Várias igrejas usaram a cor púrpura, símbolo da realeza, recordando a nossa filiação com o Rei do Universo; o branco, apontando para a pureza de Jesus; o vermelho, evocando o Seu sangue e  sacrifício para nos salvar; o rosa, simbolizando o amor. Entre as lembranças preparadas com ternura, o marca-páginas em Abrantes procurava lembrar que somos flores preciosas no jardim de Deus. E os alimentos preparados, recordam que o Deus que provê para as nossas necessidades físicas, está atento a todas as outras, para que a nossa vida seja cheia de alegria.

A terminar o mês, de 28 a 30 na Costa de Lavos, tivemos o nosso terceiro e último nível de Formação de Mulheres para a Liderança. O alvo é cooperar com Deus na promoção da autonomia que Ele projetou para cada pessoa e capacitar cada mulher a poder agir de modo mais abençoado na sua própria vida, família, igreja, trabalho e comunidade. Vários temas de grande pertinência foram abordados, desde “Orçamento e Gestão de Finanças”, pela Ediméia Gonçalves, e “Como Impactar Adolescentes”, pela Nilza Gonçalves (ambas parte da equipa nacional deste Departamento).

A Pra.Hortelinda Gal ensinou de modo prático e muito interessante “Como Apresentar um Seminário de Forma Eficaz.” A psicóloga Lúcia Ribeiro ajudou a perceber sobre “O Valor da Mulher,” algo que tende a ser esquecido por muitas. “Jesus como Modelo de Liderança” e “Mentoria de Liderança para a Mulher do Século XXI,” foram apresentados pela Diretora, que focou sobre a necessidade de imitar a Jesus e de desenvolver futuras líderes.

Finalmente, a nossa Diretora da EUD, a Dagmar Dorn, apresentou os temas restantes, começando pela “Sensibilidade Cultural,” para nos incentivar à unidade em Cristo; na visão sobre “As Mulheres no Tempo de Ellen White,” mostrou a tentativa continuada de Deus restaurar o Seu propósito para a mulher; e o alcance de comunidades especiais, onde apenas a mulher pode ter acesso, que está totalmente vedado a um homem. Tem sido uma bênção a presença e colaboração da nossa líder desde o ínico deste bloco de Formação, iniciado em 2023. Também foram especiais os momentos de oração coletiva organizados pela Daiane Pereira; a linda decoração que a equipa de Torres Vedras montou; a partilha de músicas específicas de cada país representado; a comida deliciosa, preparada com maestria pela Dulce Ross; os miminhos distribuídos; os momentos de convívio e a troca de experiências e perspetivas.

Ficou o incentivo de continuar o trabalho para o Mestre no alcançar, abençoar e motivar as mulheres que nos rodeiam a desenvolver todo o seu potencial na vivência do ideal de Deus para cada uma, pois cada verdadeira discípula nasce no reino de Deus como missionária. O ciclo completo da Formação vai sendo disponibilizado na nossa página do YouTube e também nos Recursos da UPASD para que todas possam, no seu ritmo, ampliar as suas faculdades, como nos é ordenado em Lucas 19:13, “Negociai até que Eu venha.”

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt