ADRA Portugal une-se a Leiria em solidariedade após a tempestade Kristin
ADRA Portugal une-se a Leiria em solidariedade após a tempestade Kristin No sábado, 31 de janeiro, na sequência da passagem da tempestade Kristin, que atingiu Portugal na madrugada de 28 de janeiro com ventos superiores a 200 km/h, forte chuva e dest...
ADRA Portugal une-se a Leiria em solidariedade após a tempestade Kristin
No sábado, 31 de janeiro, na sequência da passagem da tempestade Kristin, que atingiu Portugal na madrugada de 28 de janeiro com ventos superiores a 200 km/h, forte chuva e destruição generalizada, as comunidades da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em Leiria reuniram-se em momentos de gratidão, apoio e serviço comunitário, apesar das dificuldades causadas pelo evento climatérico mais intenso registado nos últimos anos em território português.
Reuniões de gratidão e fé nas IASD da região de Leiria
No sábado seguinte ao temporal, as igrejas adventistas de Gândara dos Oliveirais, Leiria e São Jorge realizaram encontros especiais de. A IASD de Gândara dos Oliveirais reuniu-se sem serviço de eletricidade ou rede móvel, o que não impediu os membros de se juntarem para orar e agradecer pela vida e proteção no meio da tempestade
Na IASD de Leiria, a reunião assumiu um carácter emotivo de gratidão, com muitos membros a partilharem experiências daquela noite dramática. Vários irmãos e irmãs confessaram que, durante a madrugada de dia 28, pensaram que não iriam sobreviver, e a emoção foi visível. Uma irmã emocionou-se profundamente ao afirmar que, quando acreditou que iria morrer, sentiu-se serena, tal era a sua confiança em Deus.
Presença e apoio da ADRA Portugal
A irmã Carmen Maciel, Diretora Executiva da ADRA Portugal, esteve presente nestas igrejas, manifestando o compromisso da ADRA em acompanhar e assistir as famílias pessoas que mais sofreram com a tempestade Kristin. A ADRA lançou entretanto uma campanha de recolha de bens essenciais com vista a apoiar as populações de Leiria e das zonas mais afetadas.
Mobilização dos desbravadores e voluntariado
Também nesse dia, respondendo ao apelo de ajuda feita pela própria cidade de Leiria, perto de cem desbravadores de diversas partes do país reuniram-se no ponto de encontro junto ao Estádio Municipal para apoiar as operações de limpeza e assistência às famílias mais necessitadas. Ao longo da tarde, muitos jovens e adultos ajudaram a carregar telhas, recolher detritos e, os mais experientes, a reparar telhados danificados.
Resiliência e espírito comunitário em Leiria
Depois da devastação provocada pela tempestade Kristin, a população de Leiria tem demonstrado um notável espírito de resiliência, solidariedade e fé. Apesar das perdas materiais, da falta de eletricidade e de comunicações em algumas zonas, as comunidades uniram-se para apoiar uns aos outros, partilhar testemunhos e continuar a servir com amor e determinação.
A tempestade, que provocou uma vasta onda de destruição em várias regiões do país, causou direta e indiretamente 10 mortes em Portugal, para além de dezenas de feridos e danos materiais estimados entre 1 500 milhões e 2 000 milhões de euros.








