“Paixão de Cristo” reúne mais de meio milhar de pessoas no CAOD
A encenação das últimas horas de Jesus, relatadas nos Evangelhos, juntou centenas de pais, familiares, alunos, professores e funcionários do Colégio Adventista de Oliveira do Douro.
Mais de 150 alunos, do pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico, participaram nas oito cenas da Paixão de Cristo, num percurso pelo interior do CAOD que a comunidade educativa percorreu neste sábado à tarde.
Professores das várias áreas disciplinares, desde a Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral e Religiosa Adventista, passando por todas as disciplinas artísticas, pela História e o Português participaram na construção de todo o projeto.
As primeiras duas cenas representaram Jerusalém no I século da nossa era com a entrada triunfal de Jesus na cidade santa. Vários professores, antigos professores, funcionários e antigos funcionários vestiram-se de comerciantes e nas suas bancas procuravam vender os seus artefactos a quem por ali passava.
O terceiro e o quarto ano do primeiro ciclo representaram a última ceia, antes de Jesus se recolher no Jardim das Oliveiras e sentir o peso do mundo sobre Si, numa cena representada pelos alunos do pré-escolar.
O julgamento de Jesus Cristo diante de Pilatos foi também uma cena emblemática com diversos alunos a gritarem por Barrabás no momento de decidirem quem seria salvo da crucifixão.
O percurso rumo ao Gólgota, ao som da Via Dolorosa cantada por um aluno do 5º ano, foi talvez o momento que mais lágrimas fez escorrer pela cara de quem assistia à cena. Ninguém conseguia ficar indiferente à brutalidade de ver Jesus a ser pregado na cruz. Quando Jesus morre, um trovão ecoou pelo sistema de som no CAOD, fazendo estremecer os presentes com a força e o significado daquela cena.
Mas a esperança renasceu logo de seguida com a Ressurreição de Jesus interpretada pela turma do 7º ano. O 6º ano representou a Ascensão numa cena que envolveu todos os presentes a cantarem a música “Vou Caminhando”, enquanto Jesus “desaparecia” nos céus.
A promessa da Bendita Esperança foi partilhada num vídeo pelos alunos do 9º ano na última cena deste périplo. Ver Jesus voltar nas nuvens dos céus foi possível para a comunidade educativa ali presente, ainda que para já apenas num formato de telejornal fictício.
Samuel de Abreu, Diretor do CAOD, explica que “este evento teve como objetivo envolver toda a comunidade escolar num processo de reflexão acerca da importância de recentrar o significado e a Páscoa no nosso contexto sociocultural. Através da investigação dos textos bíblicos e outros documentos e recursos, no âmbito da estratégia de educação para a cidadania de escola, foram abordados temas como a interculturalidade, a justiça, o altruísmo bem como a importância do trabalho em equipa.”
Este projeto transdisciplinar resultou do esforço conjugado de professores, alunos, antigos alunos, pais, pessoas da comunidade e empresas, procurando recriar a cultura, com os trajes e os ritos no primeiro século da era cristã, mas sobretudo partilhar com a comunidade educativa o Plano da Redenção.