Amílcar Lopes, um pastor que dedicou toda a sua vida à missão, com um sorriso sempre pronto.
Com 88 anos, e após uma vida dedicada ao Ministério Pastoral, faleceu o Pr. Amílcar Godinho Lopes.
O pastor Amílcar, nasceu em Casais, freguesia do concelho de Tomar, a 9 de março de 1935. Com 25 anos, dois anos antes de entrar para a Obra Adventista, casa com a enfermeira Maria Amélia Campos Nunes Lopes
Realiza os seus estudos de Teologia na França, país onde nasce o seu filho primogénito que mais tarde também viria a ser pastor, Teófilo Paulo Lopes. De regresso a Portugal desenvolve funções pastorais no nosso país durante apenas um ano, tendo sido chamado em 1963 pela União Angolana, primeiro como Professor de Bíblia e mais tarde como Diretor de Missão. Nesse período nasce no Bongo o seu filho Nelson Artur Lopes, em 1964, e dois anos mais tarde Sérgio Ruben Lopes. Em 1970 troca Angola por Moçambique onde fica até 1976, ano em que regressa definitivamente a Portugal para assumir as Igrejas de Alvalade, Odivelas, Viseu, General Roçadas, Vila Franca de Xira e finalmente o LAPI de Salvaterra de Magos até 2002, ano em que ingressa no período da Reforma.
O Pastor Amílcar é recordado por todos os que se cruzaram com ele como um homem de Deus, muito ponderado e extremamente dedicado à pregação do evangelho. O seu rosto apresentava um sorriso constante que lhe era característico.
Deixa os seus quatro filhos, Teófilo, Nelson, Sérgio e Décio, seis netos, o Filipe, o Rúben, o André, a Sandra, o Tiago e o David e a companheira de vida, a Ir.ª Maria Amélia Lopes.
"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.”
João 11:25