Centenário da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Tomar (1923-2023)
O sábado 9 de dezembro foi um dia histórico na história da Igreja de Tomar. Depois dos serviços da Escola Sabatina, a manhã culminou com a Cerimónia de Dedicação da nova sala de reuniões (desde fevereiro de 2019), na Av. do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, 93 C e E.
O Pr. Yadalzine Lima deu as boas-vindas, a congregação cantou o hino 504, Da Igreja O Fundamento (do Hinário Adventista do Sétimo Dia), e o Tesoureiro da UPASD, Dr. Daniel Simões pediu a bênção de Deus. O Pastor da igreja fez um breve relance histórico dos 100 anos da Igreja de Tomar e o Tesoureiro da União leu 2 Crónicas 6:14-42. Após o momento musical Via Dolorosa pela jovem Tamar Supo, o Presidente da UPASD, Pr. José Lagoa, fez o sermão de Dedicação logo seguido do Acto de Dedicação, pelo Ministerial Pr. Paulo Neves e a oração de Dedicação pelo Presidente da União. Os serviços de adoração encerraram com o hino 506, Fortalece Tua Igreja (do Hinário já referido), e a bênção pelo Pr. Paulo Neves.
Às 16 horas, teve início o Programa de Celebração do Centenário da Igreja de Tomar, no auditório da Biblioteca Municipal. Como anfitrião, o Pr. Yadalzine Lima deu as boas-vindas e orou, sendo seguido pelo coral da igreja de Tomar que entoou Somos Teus, Senhor. A sequência do programa foi apresentada pela jovem Melanie Sofia que representa o presente e o futuro da igreja, e pelo Pr. Ezequiel Quintino que representa as memórias do passado no nosso presente. Expressaram-se cumprimentos a todos os presentes, destacando-se: Drª Rita Freitas (vereadora na autarquia de Tomar), Pr. José Lagoa e Dr. Daniel Simões (Presidente e Tesoureiro da UPASD), Pr. Paulo Neves (Ministerial), todos os Pastores presentes e familiares de Pastores já falecidos.
Este programa de celebração dos 100 anos de vida da IASD de Tomar foi de ação de graças a Deus por tudo o que Ele fez inspirando homens e mulheres que dedicaram a vida no serviço pela Causa da Salvação. O louvor expressou-se através de palavras, canto e música instrumental. Várias igrejas uniram-se no louvor: Sertã, Entroncamento, Abrantes, Tomar e o quinteto Fraternus de igrejas da grande Lisboa.
Releva-se ainda a reflexão espiritual do Pr. José Lagoa e o histórico do Centenário da IASD de Tomar em audiovisual. Momentos evocativos de memórias vividas foram aqueles em que se recordaram com emoção os obreiros e esposas que serviram em Tomar nos 100 anos precedentes. Aos familiares dos Pastores já falecidos e aos Pastores ainda em vida foi-lhes oferecido, como recordação, um acrílico quadrado transparente com o logótipo de comemoração do Centenário da Igreja de Tomar. As entidades da autarquia e da UPASD também foram obsequiadas com um acrílico idêntico.
Expressos os agradecimentos, as palavras finais foram do Pr. Yadalzine Lima e do Dr. Daniel Simões, sendo a última oração proferida pelo Pr. Paulo Neves. O programa foi transmitido pelo Instagram: @adventistastomar. Todos os que encheram o auditório da Biblioteca Municipal saíram em convívio de alegria, louvor e gratidão ao Senhor pelas inúmeras bênçãos recebidas. Louvado seja o nosso Deus!