Convenção Ibérica - Ministérios da Mulher
De 17 a 19 de outubro de 2025, na linda localidade de Entrepeñas, Espanha, cerca de 200 mulheres, incluindo 70 de Portugal, reuniram-se para viver momentos “De volta ao Éden.” A irmã Dagmar Dorn, diretora dos Ministérios da Mulher da EUD, partilhou connosco várias reflexões, acerca de mulheres na Bíblia que foram poderosamente usadas por Deus e cuja memória ficou imortalizada nas páginas sagradas, animando-nos a fazer o que pudermos à nossa volta para levar bênçãos e vislumbres do Éden. Com a Dra. Ester Malax, refletimos sobre o amor divino que Deus escreveu no nosso código genético; com a Dra. Cláudia Neves, analisámos como o Newstart pode ajudar a restaurar a saúde feminina; com a irmã Sary Hernández, redescobrimos o design igualitário de Deus, sem superioridade, submissão, nem competição, onde cada pessoa é um reflexo pleno da imagem divina, e todos, em conjunto, adicionamos perspetiva sobre o nosso Maravilhoso Deus; com a psicóloga Elizabeth Sandoval, encontramos caminhos de cura, deixando para trás a vergonha, culpa, desconfiança, manipulação e desejo de controlo, para uma interação redentiva, à semelhança divina, baseada na confiança, proteção e cuidado mútuo, porque fomos criados para amar e ser amados.
A irmã Dámaris López, do Departamento de Artes de Sagunto, apresentou uma encenação interativa para meditarmos sobre os desafios da esquecida Eva.
As irmãs Daiane Pereira e Ediméia Gonçalves contagiaram todas com a sua alegria e boa disposição numa divertida reunião social.
A diversidade cultural e étnica, num ambiente de partilha, convívio e devoção, contribuíram para tornar este fim de semana num momento inesquecível, que deixou o desejo de repetir, evocando o que aconteceu há vários anos com a Pra. Hortelinda, ainda na memória de algumas participantes.
Para casa, trouxemos gratidão e vontade de viver os bons propósitos divinos, assim como o nosso hino tema, da autoria da Gabriela Almeida, uma jovem e talentosa música da IASD de Espinho. Esta linda melodia mantém viva no nosso coração a esperança e o sonho de voltar ao Éden. Fica agora o desafio de espalhar vislumbres do Éden ao nosso redor, certas de que estará acessível a todas e todos que perseverarem até ao fim na vivência do amor de Deus.











