Convenção Pastoral 2023
Quase uma centena de participantes estiveram no Vimeiro, entre obreiros e as suas famílias, para a Convenção Pastoral 2023.
Este ano o convidado especial foi o Pr. Ventsislav Panayotov, Diretor da Associação Ministerial da Divisão Inter-Europeia, com o tema “De volta ao Altar”, com mensagens espirituais direcionadas para as famílias e para os desafios que os líderes das comunidades adventistas enfrentam.
A Convenção Pastoral é a única atividade realizada durante o ano, que junta todos os pastores a exercer funções na União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia. Este ano reuniu também as famílias dos Ministros do Culto.
Na última noite do evento, todos estiveram unidos numa cerimónia especial da Santa Ceia, dirigida pelo Pr. Paulo Neves.
Portugal tem atualmente 32 pastores acreditados, 9 pastores autorizados, 26 pastores eméritos, 2 pastores estagiários, 7 promotores Bíblicos Acreditados, 2 Promotores Bíblicos Autorizados e 7 Promotores Bíblicos Eméritos.
Testemunhos
"Foi um prazer para mim e para a minha mulher participar na convenção da Pastoral da União Portuguesa. A excelente organização do evento e as muitas oportunidades de conviver com colegas e fazer novos amigos foram uma bênção para nós. Pessoalmente, gostei da clara orientação missionária da União e também da variedade de ideias práticas sobre como trabalhar com as pessoas na nossa sociedade atual, que foram partilhadas pelos vários responsáveis dos departamentos. O tema geral dos encontros foi "De volta ao altar". Famílias ministeriais saudáveis não são apenas importantes para as crianças, mas também para o bem-estar da própria Igreja. Devido à sua pesada carga de trabalho, os pastores tendem muitas vezes a negligenciar as suas famílias e a não passar tempo suficiente com as suas esposas e filhos. Em várias ocasiões durante as reuniões, tivemos a oportunidade de compreender o papel das nossas famílias e também de discutir as nossas responsabilidades para com elas. Deixámos o belo local à beira-mar onde se realizou o congresso gratos pela maravilhosa hospitalidade e pelo bom tratamento que recebemos."
Ventsislav Panayotov
"Mas eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Estas palavras sempre encheram o meu coração ao pensar em servir a família do pastor. Deus deseja ver homens, mulheres e os seus filhos diante dEle dispostos a servi-Lo através das suas vidas. A oportunidade de fazer parte das famílias pastorais em Portugal tem sido uma bênção para mim e para o meu marido. Os novos conhecimentos, a comunhão de oração, a partilha das ações de Deus na Igreja, as mensagens para a nossa geração, as palavras de encorajamento e apoio são as formas como vemos o Espírito Santo a trabalhar entre nós. Sempre me maravilhou o facto de que, apesar das nossas diferenças, étnicas, de género, de temperamento, etc.. com outros crentes, a proximidade é tão grande que não se pode deixar de ver o Espírito Santo a trabalhar entre nós. Creio que isto é fruto do poder de Deus em nós e enche-me de um sentimento de gratidão e apreço. A vida dos servos de Deus e das suas famílias está repleta de muitos desafios, um dos quais é um sentimento de solidão e desânimo. São retiros pastorais familiares como este que proporcionam uma oportunidade de experimentar uma ligação estreita com outros ministros e de ser energizado e confiante na presença de Deus entre nós."
Varta Panayotova
“Foi o meu primeiro encontro, primeira convenção cá em Portugal. Tanto minha esposa e eu sentimos um ambiente muito espiritual e agradável entre irmãos. Para nós, a experiência foi marcante em todas as apresentações por parte da união e também com o casal ministerial da União. Os ateliês foram bem organizados e ricos de informações. Um momento muito marcante foi a realização da santa ceia, onde tivemos a oportunidade de reconsagração e renovação. A convenção para nós foi uma oportunidade de conhecer muitos pastores e familiares que não conhecíamos pessoalmente, pudemos criar laços de amizades. Por fim, tudo que foi realizado fortaleceu, trouxe ânimo e desejo de trabalhar mais em nossas igrejas para anunciar a volta de Jesus!”
Everaldo Carlos
“Pessoalmente, apreciei bastante o convívio com os colegas e as temáticas apresentadas, especialmente as dicas sobre a necessidade de ter folgas e evitar burnout. Decidi mudar algumas coisas, e oro para que Deus me ajude a fazê-lo.”
Cristina Bastos
Este ano tive o privilégio de participar uma vez mais na convenção pastoral. Este momento do ano é para mim sempre um dos mais importantes, pois ali reencontro os meus amigos e colegas no ministério. E é ali também que carrego minhas baterias para o ano seguinte. Na amizade destes meus queridos amigos, nos momentos que ali passamos em oração , na partilha de testemunhos e experiências e também no estudo da palavra, é aí que vou buscar as forças para prosseguir minha caminhada no ministério. Este ano foi uma benção a dobrar por poder ter comigo o meu marido e os meus filhos. Para eles também foram muito importantes os momentos que passaram ali. Obrigada Deus, Obrigada UPASD, Obrigada Associação Ministerial, Obrigada Associação das Famílias dos Ministros de Culto.
Rute Mesquita, Pastora
Rachel EchevarríaEsta Convenção Pastoral para mim foi, sem dúvida, a melhor, a mais aprazível e agradável, de todas aquelas em que já participei.
Penso que foi bastante equilibrada, com momentos de oração profundos, momentos musicais muito bons, e a presença do Pr. Ventsi com a sua profundidade espiritual nas meditações, tocou profundamente o meu coração e animou-me e entusiasmou-me para continuar nesta causa. Mas o momento mais alto, foi sem dúvida, a Santa Ceia. Participar nesta Santa Ceia na Convenção, por todo o ambiente que estávamos a viver, tocou-me profundamente. Podermos em conjunto, como corpo pastoral, e como famílias pastorais, abeirarmo-nos da mesa do Senhor, foi realmente muito, muito bom.
Não posso deixar de mencionar os momentos de convívio que tivemos; ter as crianças, os cônjuges, foi muito bom, pois podemos ligar-nos mais uns aos outros, e as crianças trazem uma leveza e uma alegria especial. Muito obrigada pela tarde de atividades no exterior, foi realmente magnífica! Em momentos de descontração podemos conviver ainda melhor uns com os outros, e também faz bem à mente recrear-nos. Muito obrigada por tudo, que o Senhor continue a abençoar a Administração, todo o Conselho da União com os seus departamentais. Ao Paulo Neves como Ministerial, e à sua esposa, Cláudia Neves, como responsável pela Associação das Famílias Pastorais, um muito obrigada pelo programa e por todo o vosso empenho! Que Deus vos continue a abençoar grandemente!