Notícias

Eventos

CTT juntam-se à IASD de Lisboa - Central nas comemorações do Centenário do Templo


  • Share:

Os CTT emitiram, no dia 23 de novembro de 2024, um postal com selo e carimbo comemorativos do Centenário do Templo. A Dr.ª Lurdes Além, responsável pela secção de Filatelia dos CTT, dirigiu esta cerimónia na presença do Dr. José Eduardo Vera Jardim, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, do Dr. Fernando Soares Loja, Vice-Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, e do Dr. Simão Fonseca, parceiro nesta iniciativa pela Sociedade Bíblica de Portugal. Estiveram presentes, ainda, o Pastor Artur Machado, Diretor da Região Eclesiástica de Lisboa e Vale do Tejo, em representação da UPASD, e o Pastor António Amorim, responsável eclesiástico da Igreja de Lisboa – Central. Todos os responsáveis presentes assinaram os postais com o carimbo do dia.


A Dr.ª Lurdes Além enalteceu a importância histórica do Centenário do Templo Adventista e da comunidade que acolhe, relembrando o comprometimento dos CTT em se associar aos eventos importantes das comunidades religiosas.

“O Templo Adventista de Lisboa, igreja da Missão Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, foi projetado pelo grande Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, e inaugurado em 1924. Construído com uma fachada do tipo Bizantino, rapidamente se tornou um ícone da cidade de Lisboa, só não tendo sido Prémio Valmor de arquitetura, porque o regulamento impede que edifícios destinados ao culto religioso possam ser considerados. Desta forma, não poderíamos deixar passar esta efeméride sem a dignificar filatelicamente. Trata-se de um aniversário que assume grande importância para a religião reformada em Portugal e, evidentemente, para a cidade de Lisboa, em particular”, declarou a responsável dos CTT.

Inspiração de Manu Militão

O motivo do postal e do selo é constituído pela reprodução de uma pintura realizada por Emanuel Costa Militão (Manu Militão), um artista plástico que foi membro desta comunidade por longos anos. O quadro, realizado no Brasil, realça de forma expressiva, detalhes da fachada do Templo Adventista, que ficaram na memória do artista. “Vi uma das melhores fases da minha juventude passar diante de mim quando busquei inspiração para a pintura do tão emblemático edifício! Sabemos que as coisas materiais passam, mas elas deixam em nós marcas que ficarão até os nossos últimos dias aqui. Espero que essa celebração alcance os seus objetivos de forma grandiosa e que pessoas sejam tocadas pelo símbolo de perseverança e acolhimento que o edifício também representa!”, afirmou Manu.

Postal comemorativo disponível para aquisição

O postal comemorativo do Centenário com o selo está à venda nos CTT, com tiragem limitada, e o carimbo comemorativo pode ser colocado a pedido, na agência dos CTT dos Restauradores em Lisboa. Este postal pode ser utilizado, especialmente nesta época natalícia, para enviar uma mensagem pessoal de esperança, endereçada a um amigo, familiar ou conhecido, permitindo assim que muitos mais se associem a esta comemoração, com um caráter missionário que foi e continua a ser a essência desta Igreja. A Igreja de Lisboa - Central ficou depositária de 1000 postais com selo, à qual podem dirigir-se todos os interessados em adquirirem ao preço de 1 euro a unidade.

/gale

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt