Está a chegar a 62ª Assembleia da Conferência Geral
Filipe Lemos, Diretor da Assessoria de Comunicação na Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, explica o que irá acontecer na 62ª Edição da Assembleia da Conferência Geral que irá começar já na próxima semana nos Estados Unidos.

Como funcionam as votações na Assembleia da Conferência Geral?
A 62.ª edição da Assembleia mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que terá lugar de 3 a 13 de julho, em Saint Louis, nos Estados Unidos, será marcada por várias nomeações para a liderança adventista a nível mundial. Segundo dados de 2024, existem 23.684.237 membros adventistas em todo o mundo, distribuídos por 181.622 congregações. Os regulamentos eclesiásticos estipulam que sejam votados os administradores (presidentes, tesoureiros e secretários executivos) e os diretores de departamentos que servem diretamente na sede mundial adventista, em Silver Spring, Estados Unidos.
Durante as reuniões administrativas, também serão eleitos os administradores e diretores de departamentos de cada uma das 13 Divisões. Todo o processo de eleições da assembleia geral segue os regulamentos oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia há muitos anos.

A estrutura da Igreja
A Igreja Adventista do Sétimo Dia possui uma estrutura organizacional que vai desde a igreja local até à sua sede mundial ou também designada Conferência Geral. Este percurso inclui vários níveis, permitindo que o trabalho da Igreja se realize tendo em consideração as características e necessidades de cada região, como a língua e a cultura. Cristo é o cabeça e o coração da Igreja, composta pelos seus membros.
Os níveis da estrutura da IASD são:
- Igreja local
- Conferência ou Missão (sedes que agrupam várias igrejas locais)
- União (estrutura de suporte ao trabalho das Conferências/Missões)
- Divisão (braço administrativo da Conferência Geral para uma região do mundo)
Delegados e Comissão de Nomeações
O primeiro passo no processo de escolha da liderança é a definição dos membros da Comissão de Nomeações. No caso da Divisão Sul-Americana, esta definição está prevista para o dia 2 de julho. Os membros desta comissão (10 % do total de delegados da Divisão) fazem parte dos 282 delegados sul-americanos presentes na assembleia mundial. Destes, metade são pastores distritais e membros leigos.
Liderança da Conferência Geral
O processo de eleição da liderança mundial adventista tem início previsto para o dia 3 de julho. O primeiro cargo a ser escolhido é o de presidente da Conferência Geral. O processo inclui quatro etapas principais:
- Momentos de oração;
- Reafirmação do perfil desejado para o cargo;
- Discussão alargada com apresentação de propostas de nomes;
- Votação através de sistema eletrónico.
Em seguida, serão eleitos o secretário executivo, o tesoureiro da Conferência Geral, os vice-presidentes mundiais e os diretores principais de cada departamento. A Comissão de Nomeações apresenta o seu relatório ao plenário dos delegados (2.809 no total), onde é possível levantar questões sobre os nomes indicados. Após os esclarecimentos necessários, os nomes são votados.
Administradores das Divisões
A eleição dos presidentes, secretários executivos e tesoureiros de cada Divisão é realizada pelas respetivas comissões de nomeações. Geralmente, um dos vice-presidentes mundiais preside a essa comissão. Tal como nas nomeações da Conferência Geral, a decisão final cabe ao plenário dos delegados mundiais.
Vice-presidentes e diretores das Divisões
A seguir, as comissões de nomeações das Divisões indicam os nomes dos vice-presidentes e diretores de departamentos. Estes cargos dizem respeito a áreas que impactam diretamente o dia a dia das igrejas locais. A aprovação ocorre numa reunião com todos os delegados da Divisão.
Portugal na Sessão da Conferência Geral 2025
Portugal integra a Divisão Inter-Europeia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, composta por 20 países: Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, França, Alemanha, Gibraltar, Santa Sé, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Portugal, Roménia, São Marino, Eslováquia, Espanha e Suíça.
Portugal estará oficialmente representado na 62.ª Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que decorrerá em St. Louis, nos Estados Unidos, com uma comitiva composta por seis delegados, um convidado e três operacionais.
Delegados oficiais:
- Pr. José Lagoa, presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia (UPASD), que, por inerência do cargo, integra a Comissão de Nomeações, responsável por propor o nome do presidente da Conferência Geral;
- Pr. Júlio Carlos Santos, secretário executivo da UPASD;
- Carmen Maciel, membro leiga da Igreja Adventista do Sétimo Dia das Paivas;
- Joel Monteiro, membro leigo da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Faro;
- Pr. Edgar Justino, pastor das igrejas de Avintes e Canelas;
- Pr. Jorge Duarte, pastor das igrejas de Almada, Barreiro, Corroios e Paivas.
Convidado:
- Daniel Simões, tesoureiro da UPASD, que participará como convidado oficial a convite da Divisão Inter-Europeia (EUD).
Operacionais:
- Ezequiel Duarte, Diretor de Comunicação da UPASD, integrará a Global Newsroom, a equipa internacional de comunicação responsável pela cobertura institucional do evento;
- Pr. Pedro Esteves, Diretor da Novo Tempo Portugal;
- Pablo Silva, membro da Comissão de Coordenação da Rede NT PT
Estes últimos dois estarão envolvidos no stand da Hope Media Europa, espaço que reunirá os principais projetos de media da Divisão Inter-Europeia.
Acompanhar as atualizações
Todas as informações e atualizações sobre as nomeações e outras votações importantes da Assembleia Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia estarão disponíveis no site oficial: 👉 gc.adventistas.org
Leia a notícia original aqui:https://noticias.adventistas.org/pt/como-funcionam-as-votacoes-na-assembleia-da-associacao-geral/