Exposição de Bíblias na Igreja Central de Lisboa “100 anos, 100 Bíblias”
A Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Lisboa, celebra este ano os 100 anos da dedicação do Templo Adventista de Lisboa. Na pedra fundamental desta construção está uma Bíblia para testemunhar que o Livro Sagrado é o pilar desta Igreja. Integrado no programa da celebração do centenário, a Igreja Central organizou em parceria com a Sociedade Bíblica de Portugal, uma exposição de 100 Bíblias que decorreu de 14 de setembro a 29 de setembro.
Estiveram expostas Bíblias nas línguas originais, primeiras traduções universais, traduções em português, Bíblias dos 5 continentes, Bíblias em outros suportes não escritos, Bíblias artísticas, Bíblias em múltiplos estilos e formatos. Os visitantes encantaram-se com algumas curiosidades, como a Bíblia impressa mais pequena do mundo, a Bíblia dos surfistas à prova de água, a Bíblia em microfilme, a Bíblia do motard ou ainda a Bíblia do futebolista.
Ao longo de duas semanas, 104 visitantes não adventistas visitaram a exposição e as instalações da Igreja. Entre estes, 8 foram vizinhos que manifestaram o seu apreço com a visita ao interior deste edifício que apenas conheciam pela fachada. Onze visitantes inscreveram-se para estudar a Bíblia, e destes, 7 já iniciaram estudos bíblicos, respondendo ao convite que lhes foi apresentado. Na exposição das 100 Bíblias nos 100 anos do Templo, o centésimo visitante foi o padre da Paróquia de Arroios e dos Anjos com quem mantivemos uma interessante conversa por mais de uma hora. Também esteve exposta a Bíblia do Centenário, uma edição especial da Bíblia comemorativa do centenário, contendo uma resenha histórica desta igreja, e que estará acessível para oferecer aos interessados que a solicitaram.
Além do Pastor da Igreja, foram palestrantes nas reuniões públicas de domingo, o Dr. Timóteo Cavaco antigo Presidente da Sociedade Bíblica e atual Presidente da Aliança Evangélica que falou sobre o tradutor da Bíblia João Ferreira Annes de Almeida e o Dr. Simão Fonseca, que foi o principal responsável pelas Bíblias expostas e que falou sobre a Bíblia na cultura portuguesa.
Agradecemos aos voluntários da Igreja Central de Lisboa que prepararam e asseguraram a permanência nesta exposição, à Sociedade Bíblica de Portugal que nos facilitaram as Bíblias e materiais expostos e, sobretudo a Deus que revelou e preservou a Sua Palavra Viva que ainda hoje transforma e modela no relacionamento com o Salvador.
“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” 2 Timóteo 3:16.