Joaquim Maria Casaquinha, o pastor de Boas-Novas
Após mais de 4 décadas ao serviço da Obra da Igreja Adventista, depois de passar por todas as regiões eclesiásticas de Portugal, o Pr. Casaquinha partiu para o descanso, aos 83 anos.
Após mais de 4 décadas ao serviço da Obra da Igreja Adventista, depois de passar por todas as regiões eclesiásticas de Portugal, o Pr. Casaquinha descansou aos 83 anos. O Pr. Joaquim Maria Casaquinha nasceu no Monte da Pedra, concelho do Crato, no distrito de Portalegre, a 17 de janeiro de 1940.
Ainda solteiro, em 1967, iniciou os estudos no Seminário Adventista de Collonges, tendo casado em 1968, aos 28 anos, com Maria Fernanda. Três anos depois, a paixão pelo evangelho e pela pregação leva-o a trabalhar como evangelista estagiário, após concluir os seus estudos, nas Igrejas de Avintes e Oliveira do Douro. Dois anos depois de começar o seu ministério, em 1973, nasce o seu único filho, Pedro Casaquinha.
Em 1975, muda-se para o Algarve e, 5 anos depois, no início da década de 80, assume a responsabilidade das Igrejas do Funchal, Caniço e Porto Santo. Em 1984, muda-se para o centro do país, onde fica responsável pelas Igrejas de Viseu, Carregal do Sal e Ervedal da Beira, até 1990, altura em que viaja para os Estados Unidos para, durante 2 anos, estudar na Universidade Adventista de Andrews.
De regresso a Portugal, assume o Departamento de Escola Sabatina e Ministério Pessoal, entre 1992 e 1997, durante a presidência do Pr. Joaquim Dias. Durante 10 anos, até 2007, passa pela liderança das Igrejas de Almada, Corroios, Paivas, Amadora, Póvoa de Santo Adrião, Alvalade, Reboleira, Queluz e Cacém, até entrar na reforma, no final do ano de 2007. Já aposentado, motivado pela sua energia em pregar o evangelho que sempre o caracterizou, entre 2007 e 2012, teve ainda, à sua responsabilidade, as igrejas de Arganil e Carregal do Sal. O Pastor Casaquinha deixa, após 54 anos de casado, a sua companheira, a Ir.ª Maria Fernanda Casaquinha, um filho, o Pedro, e dois netos, o Samuel e o Simão.