Jovens por Jesus colocam em prática o mote "Eu vou"!
Os 12 jovens que participaram nestas “férias missionárias” tiveram a oportunidade de testemunhar de Deus através do serviço à comunidade, realizando trabalho social nas mais variadas áreas.
No passado mês de Julho realizou-se na Ilha de São Miguel - Açores, o acantonamento do Jovens por Jesus. Com o tema “Eu Vou”, este acantonamento insere-se num plano de ação conjunto entre a UPASD, a IASD de Ponta Delgada e o Jovens por Jesus com o objetivo de iniciar um trabalho evangelístico na Ribeira Grande.
Os 12 jovens que participaram nestas “férias missionárias” tiveram a oportunidade de testemunhar de Deus através do serviço à comunidade, realizando trabalho social nas mais variadas áreas: Trabalharam com crianças do campo de férias da Matriz, acompanhando-as na limpeza da praia e organizando uma gincana de jogos de água. Tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal Daniel de Sá onde participaram na limpeza dos livros e ajudaram na preparação de materiais didáticos. Pintaram a entrada de dois prédios de um Bairro Social da Ribeirinha, contribuindo para um maior bem-estar dos seus residentes. Colaboraram com o CIPA na organização e execução de uma tarde de jogos para adultos em extrema pobreza, em situação de toxicodependência ou ex-toxicodependência.
Além do trabalho social e de outras atividades em que participaram, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a ilha através de algumas atividades turísticas. O acantonamento teve o prazer de fechar em grande com o batismo da Ema Gonçalves, um belo fruto do trabalho dos membros da IASD PDL, do casal pastoral e da Cláudia Dias que a acompanha desde o início quer através de estudos bíblicos, quer com a tradução das mensagens de Português para a Língua Gestual Portuguesa.
Este Jovens por Jesus contou com muitos desafios e acreditamos que só foi possível realizá-lo através do poder de Deus e da igreja, assim, não podíamos deixar de demonstrar a nossa gratidão: Em primeiro lugar a Deus, pois acreditamos que foi Ele que conduziu cada momento desde a sua planificação até à sua realização. À ASI Portugal, que torna este projeto possível todos os dias do ano e impulsiona-nos a sonhar em grande com Deus. Aos jovens que se inscreveram nesta aventura. Ao casal pastoral - Dado e Laura - pelo apoio incondicional, a confiança e a ajuda que deram em todos os momentos. À igreja de Ponta Delgada por ter abraçado este acantonamento e apoiado das mais variadas maneiras - boleias, instrumentos, carros, transporte de malas e colchões, ajuda na cozinha, doação de alimentos - mas acima de tudo o apoio na oração que acreditamos que tenha sido vital para a resolução dos muitos desafios que o projeto enfrentou. À Claudia pela sua contribuição na LGP (e não só); à irmã Delfina que merece um enorme abraço pela comida boa que fez para nós e pela sua incrível disponibilidade e à Associação de Surdos de São Miguel por nos emprestar uma carrinha.
No que diz respeito ao trabalho social, não podemos deixar de agradecer à Junta de Freguesia da Matriz, à Junta de Freguesia da Ribeirinha, à Biblioteca Municipal da Ribeira Grande - Daniel de Sá e ao CIPA.
Por fim queremos deixar o nosso reconhecimento à Beatriz Fernandes, a nossa Titi, porque ano após ano embarca nesta aventura connosco mostrando um enorme dom de serviço a Deus e ao outros, que é um exemplo e uma inspiração para nós.
Deus seja louvado pela forma maravilhosa como utilizou cada uma destas pessoas e entidades para tornar esta atividade, uma bênção para todos os envolvidos! Estamos cheias de gratidão por aquilo que Deus fez em nós e através de nós! Reconhecemos que nada disto teria sido possível sem muita oração e convidamo-lo a juntar-se a nós em oração pela Ribeira Grande. O trabalho que está a ser desenvolvido aqui ainda está a dar os primeiros passos; o acantonamento foi uma peça essencial para derrubar preconceitos e criar parcerias valiosas com as entidades locais, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que a luz do evangelho brilhe permanentemente nesta cidade. Por favor, ore pelos esforços que estão a ser realizados na Ribeira Grande e pela sua população, por nós e pelos irmãos de Ponta Delgada que estão envolvidos nesta missão.