LAPI Sul - Escola Cristã de Férias 2024
O LAPISul procura apoiar os colaboradores da instituição nas suas necessidades familiares e ao mesmo tempo fomentar trabalho junto da comunidade que o envolve.
Um dos meios utilizados para ajudar a alcançar esse objectivo é a utilização do Programa Escola Cristã de Férias (durante a pausa escolar da Páscoa), para os filhos dos colaboradores e os meninos que fazem parte dos Desbravadores do Vale Queimado.
Durante três dias, de 02 a 04 de Abril, procuramos estabelecer um relacionamento de amizade entre as crianças e, o mais importante, um relacionamento com o Amigo Jesus.
As crianças são atraídas pelo programa alegre e diferenciado, cheio de atividades e de participação. Pretende-se levar o evangelho aos meninos e meninas de forma atrativa e instrutiva.
Este ano o tema desenvolvido foi: Crianças na Cozinha.
Abordámos assuntos relacionados com o nosso bem-estar físico, explicando e ensinando princípios sobre a melhor alimentação, a importância do exercício físico, etc. Para tal utilizámos vários recursos: músicas, vídeos ilustrativos, experiências químicas e ainda jogos didácticos.
Intensificámos a ideia da importância de nos abstermos das substâncias nocivas ao nosso corpo e mente tais como: álcool, tabaco, o uso excessivo de tecnologia, em suma tudo o que perturbe o bom funcionamento das nossas capacidades: físicas, mentais e espirituais.
Para desenvolvermos todos estes assuntos, usámos diversas histórias e personagens bíblicos fazendo com que estes meninos percebessem a importância de conhecer Jesus e descobrirem que este Amigo especial se interessa pela forma como vivemos o nosso dia-a-dia.
Trabalhar com meninos num lugar rodeado de idosos é um desafio…
Um espaço que por norma é tranquilo ganha a agitação própria da presença das crianças; e aproveitamos isso para criar actividades conjuntas, proporcionando um encontro intergeracional que se demonstra benéfico para ambas as partes.
Estamos gratos em primeiro lugar a Deus pelas inúmeras bênçãos que recebemos durante esta actividade, mas também gostaríamos de agradecer aos vários voluntários que vieram engrossar as fileiras da equipa LAPI para que tudo fosse possível e fácil de realizar.
Oramos para que o trabalho desenvolvido tenha sido uma semente no coração destas meninas e meninos, e que no futuro possamos ver os seus frutos.