Notícias

Institucional

Nomeados e votados os sete vice-presidentes da Conferência Geral até 2030


  • Share:

St. Louis, EUA — Os delegados da 62.ª Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, reunidos no America’s Center Convention Complex, em St. Louis, Missouri, aprovaram esta domingo, 6 de julho de 2025, a nomeação dos sete vice‑presidentes da Conferência Geral para o novo quinquénio. A lista foi aprovada com 1798 votos a favor e 92 votos contra.

Os vice‑presidentes nomeados são:

  • Thomas L. Lemon (Estados Unidos) – com vasta experiência pastoral nos estados de Maryland, Texas e Minnesota, e presidente da União Mid America desde 2010.
  • Audrey E. Andersson (Irlanda/Suécia) – a única mulher eleita, nascida na Irlanda e com carreira nos EUA e Suécia, sendo até hoje a única europeia a ocupar este cargo.
  • Pierre E. Omeler (Haiti/EUA) – natural do Haiti, viveu nos EUA desde 1981 e foi presidente de união antes da nomeação.
  • Artur A. Stele (Cazaquistão) – nascido na ex União Soviética (hoje Cazaquistão), antigo professor e académico na Divisão Euroasiática.
  • Saw Samuel (Mianmar) – primeiro birmanês a alcançar a alta liderança global, com histórico de serviço no Sudeste Asiático.
  • Leonard A. Johnson (Bahamas/EUA) – natural das Bahamas, serviu como secretario executivo e presidente na Divisão Interamericana.
  • Robert Osei Bonsu (Gana) – académico e líder educacional renomado, primeiro ganês a ocupar este cargo de vice presidente global.

Os vice‑presidentes da Conferência Geral desempenham um papel central na liderança global, apoiando diretamente o Presidente da Conferência Geral na supervisão das divisões mundiais. São responsáveis por:

  1. Coordenação de políticas administrativas globais – assegurando que a visão estratégica da Igreja seja aplicada nas regiões.
  2. Representação institucional global – participam em conselhos, eventos e iniciativas internacionais em nome da Igreja.
  3. Promover unidade, missão e governança – fortalecem a coesão e a eficácia administrativa em mais de 200 países.

Esta eleição resulta numa aposta na continuidade de alguns vice-presidentes, mas também na nomeação de novos, numa liderança que procura ser diversificada e multicultural. A nomeação, aplaudida pelos delegados, reforça o compromisso com a missão, com a renovação interna, mas também com pessoas novas na liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível mundial.

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt