Escola de Formação JA para Pastores 2024
O Parque de Atividades JA da Costa de Lavos recebeu, nos dias 11 a 14 de junho, nova edição da Escola de Formação JA para Pastores. Foram vários os Ministros de Culto da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia envolvidos neste programa formativo que está relacionado com o currículo das Classes Progressivas do movimento Pathfinder em Portugal, os Desbravadores.
A edição deste ano foi diferente, consistiu numa expedição na qual os pastores puderam pôr em prática competências adquiridas em formações anteriores, preparando-se para continuarem a ser eles a liderar e a conduzir a Juventude Adventista nas suas igrejas, dirigindo os jovens no relacionamento com Cristo, na sua integração na Igreja e no compromisso com a Missão.
A expedição contou com a realização de uma Via Ferrata, a da Pombeira, em Castro de Aire, com a descida do Rio Mondego em Canoa, parte da qual feita como um jogo de orientação, com a trilha e a escalada das Buracas do Casmilo, na Serra de Sicó e a exploração da gruta e do rio subterrâneo do Soprador do Carvalho, em Penela. Uma aventura que implicou sempre o trabalho em equipa e a aplicação de diversas técnicas de excursionismo, de orientação, de sinalização, de arte de campismo e de cozinha de acampamento. Contruíram um abrigo para passarem uma das noites e usufruíram de importantes e significativos momentos de louvor, de adoração e de reflexão, tudo numa clara e intencional estratégia de Integração da Fé das mais diversas atividades JA/Desbravadores.
Foram dias de aprendizagem, de partilha, de usufruto da natureza criada por Deus e de reforço do Ministério de cada um dos participantes.
O Departamento de Jovens agradece aos formadores que acompanharam o grupo: ao Líder Júlio Mano, à Pastora Rita Mano e ao Pastor Moisés Silva.
Estando a temporada de atividade de verão quase a começar, o Departamento de Jovens deseja que este mesmo espírito de camaradagem, de louvor e de crescimento em Cristo, exista e preencha a vida das centenas de jovens envolvidos nas mesmas. Oramos pelos Ministros de Culto que assumirão responsabilidades espirituais dessas atividades, para que Deus os abençoe e inspire de forma a serem instrumentos que veiculam os valores bíblicos e que levam as crianças, adolescentes e jovens aos pés do Salvador.