Centros de Media da EUD e TED reúnem-se na Hope Media Europa
Centros de media da EUD e TED reúnem-se na Hope Media Europa para partilharem e crescerem em experiência, projetos e propósito.
“Procurar uma comunicação que traga esperança e vida às pessoas através de Cristo”
Quarenta participantes, provenientes de treze centros de media na Europa, reuniram-se de 24 a 27 de Fevereiro nas instalações da Hope Media Europa, na Alemanha. Durante os quatro dias do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas realidades específicas e os seus projetos para o futuro, trocar experiências dos seus desafios e encontrarem novos caminhos juntos, para a missão, através da comunicação.
"O propósito deste encontro foi colocar em contacto direto e, esperamos que numa base permanente, aqueles que são responsáveis pelos centros média no território da Divisão Inter-Europeia (EUD), a que se juntaram alguns da Divisão Trans-Europeia (TED)," explica Paulo Macedo, diretor das Comunicações na EUD. "Não há nenhum fórum formal a este nível para que eles possam trocar informação e experiências, coordenar projetos e encontrar uma plataforma comum para cumprirem a missão através dos média, em conjunto. E foi por isso que nos juntamos aqui e agora," acrescentou.
Os Centros Média representados foram, da EUD, Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Portugal, Roménia e Espanha, e, do campo TED, estiveram presentes representantes de Inglaterra, Islândia, Irlanda e Letónia. O convidado especial foi o diretor do Centro Média na Ucrânia, Maksym Krupskyi.
Programa de Sábado
Mário Brito, o presidente da EUD, começou o Sábado com uma meditação matinal "Verdadeiro Propósito na Comunicação", baseada em Ezequiel 47 e João 17.
“As mensagens mais poderosas por vezes não são escritas ou faladas. Nós lemos as pessoas como as pessoas também nos leem a nós,” afirmou o presidente Brito. “Pensem na vossa intenção quando comunicam. É apenas para informar? É apenas para formar? É apenas para transmitir o que pensam ser a mensagem correta? Ou é para realmente mudar a existência das pessoas? Busquem a comunicação que traz esperança e vida às pessoas através de Cristo. E não se esqueçam que não vão transmitir esperança e vida se vocês mesmos não tiverem Cristo. Então podem cooperar com o Espírito Santo para mudarem as vidas das pessoas, como a água que jorra do Templo e traz vida, no livro de Ezequiel.”
Na manhã de sábado, David Neal, diretor de Comunicações da TED, apresentou um sermão especial sobre a esperança patente nos textos de Paulo em I Tessalonicenses 5.
“É suposto que o povo de Deus traga Esperança a um mundo em permanente crise global e a pessoas em profunda crise existencial. Esta esperança torna-se num propósito porque um Cristão vive uma vida de propósito, algo que vemos na cruz, através do que Deus fez por nós. Porque a Esperança está entretecida no ADN Adventista, devíamos agir e viver como uma Igreja expectante pronta para a volta de Cristo e, como a igreja em Tessalónica – sermos uma igreja feliz, em oração e grata, firmada na graça,” enfatizou Neal.
Comentários
Florian Ristea, diretor da Missão Adventista na EUD, Escola Sabatina e Ministério Pessoal, afirmou que “era encorajador ver as pessoas, especialmente Jovens líderes de toda a Europa, estarem tão dedicados e focados na missão, e a usar a sua criatividade e Recursos na criação de conteúdos para fazer chegar as Boas Novas às pessoas nos seus próprios países. Os media são um poderoso instrumento, e é óbvio que chegou o tempo para que se tornem (se é que já não se tornaram), numa força de liderança na missão da Igreja.”
“Os diferentes centros de media encontram-se em diferentes fases de desenvolvimento do seu trabalho ministerial. Juntarem-se como uma rede da Hope Media Europa permite que os centros de media não só cresçam juntos ao aprenderem uns com os outros mas também a desenvolverem juntos uma estratégia integrada para este ministério que aumente o impacto dos centros, de forma singular, mas também de toda a rede,” diz Klaus Popa, presidente da Hope Media Europa, o centro de media da Divisão Inter-Europeia.
“Houve muitas novidades boas acerca de tudo o que tem sido feito em missão através da comunicação na Europa, assim como ideias prometedoras, planos e projetos para o futuro. Aprender, partilhar e coordenar vai permitir que se poupem recursos e se apresse o tempo no nosso propósito comum,” disse Paulo Macedo. “Reparem na mensagem de esperança que vem do centro de media na Ucrânia.”
“Não vão precisar de pão e roupas se perderem toda a esperança na vida. Estamos aqui para a partilhar!”
Durante o Encontro, o noticiário da EUD e da TED entrevistou Maxim Krupski, diretor da Hope Media Ucrânia.
“Primeiro, vimos as pessoas a sofrer e a ir embora e pensámos que tudo estava perdido” partilha Maxim numa entrevista conduzida por Vanessa Pizzuto, diretora associada do Dep. de Comunicação da TED, e Samuel Gil, diretor da Hope Media Espanha. “Depois começámos a ajudar as pessoas ao nível das necessidades básicas, essenciais. Logo depois dos primeiros meses de Guerra, percebemos que existe uma oportunidade para evangelizar. As pessoas precisam de esperança para continuarem a querer viver”.
O Maxim mostra um brilho nos olhos, que tanto vem da emoção de falar do sofrimento no seu país como da alegria de anunciar novidades positivas no meio da aflição e incerteza. “Já tivemos mais de 1000 batismos desde o início desta guerra terrível,” ele informa. “E inaugurámos um novo estúdio no verão,” anuncia ele com euforia. “Se me dissessem que iríamos inaugurar um estúdio, até mesmo antes da guerra, eu não acreditaria.”
A Ucrânia está a sofrer as terríveis consequências da violência e da privação há já um ano inteiro. Ao nível da igreja, 8,000 dos 30,000 membros deixaram o país. Mas a missão continua e cresce com os 100 membros do staff que trabalham nos estúdios da Hope Media Ucrânia.
“Agradecemos a todos por apoiarem o nosso povo e os nossos membros. Estamos a cumprir a missão conforme as necessidades,” conclui Maxim.