Eventos

O Templo de Vila do Conde completou 50 anos


  • Partilhar:

A mensagem Adventista assentou arraiais em Vila do Conde em 30 de abril de 1955, data em que se realizou a primeira escola sabatina em casa da família pioneira, vinda de Vizela onde, após três anos de grandes perseguições e provações ocorridas naquela Vila, que foram originadas pela decisão do casal pioneiro ter entregue a sua vida a Jesus em 9 de maio de 1952, durante o Congresso de Obreiros Leigos que teve lugar na Igreja do Porto.  Pouco tempo depois do inicio dessas reuniões, já a ideia de se construir um templo adventista  em Vila do Conde fervilhava na mente da família. Em 10 de março de 1956, durante a visita do pastor Ernesto Ferreira a sua casa, lugar onde eram realizadas as reuniões semanais, era expressa a vontade de construir uma igreja onde pudessem louvar ao Senhor e “onde a Sua Palavra pudesse ser largamente divulgada”. Parecia ainda um sonho mas que quinze anos depois se iria transformar em realidade.

O trabalho foi prosseguindo com entusiasmo e, confrontados com o crescente aumento de participantes nas reuniões, o lugar de culto iria ser transferido para outro prédio pertencente à família, no qual era desenvolvida a sua atividade profissional, situado na Rua Cidade de Aveiro, sendo o primeiro andar e a cave devidamente adaptados para aí terem lugar as reuniões de escola sabatina e culto, bem como as animadas reuniões com os jovens. Essa transferência veio a concretizar-se no dia 6 de Julho de 1957.

Mas esse lugar depressa se iria tornar cada vez mais exíguo. Em 1962 chegou a Vila do Conde o primeiro pastor residente. Era Raúl Meneses e vinha incumbido de desenvolver ações que levassem à abertura duma sala a toda a gente que desejasse entrar e conhecer a vontade do Senhor. Assim, no dia 18 de dezembro de 1965, foi inaugurada a sala da rua do Lidador. Foi nessa sala que no ano de 1966, já com Abílio Echevarría a pastorear a Igreja, ocorreu o primeiro contacto com a família de Arlindo Couto, que viria a ser o catalisador que levaria à abertura do primeiro lugar de culto em Guimarães no ano de 1968.

Capela do Campus Adventista de Collonges sous Sallève

Por esse tempo, era cada vez maior a vontade da construção dum Templo que teria a sua concretização quando Maria Júlia, filha do casal pioneiro, foi ampliar os seus estudos  sobre a língua francesa na  Sorbonne e durante cuja estadia esteve algum tempo em contato com o Campus Adventista de Collonges sous Sallève.  Ao deparar-se com a linda Capela do Campus, achou que devia sugerir à família que essa servisse de modelo para a igreja a erigir em Vila do Conde. Inicialmente, a construção foi pensada para o Jardim Júlio Graça - onde se encontra hoje o prédio que pertence à família Mendes - ideia que viria a causar alguma contestação e até controvérsia, porque existia do outro lado do jardim, mesmo frente a esse lugar, uma igreja católica e a construção dum templo adventista ali podia ser tomado como uma afronta. Ponderado o assunto, a família Mendes decidiu deslocalizar o lugar para um terreno que possuía na Rua do Pinhal - hoje Rua Independência da Guiné Bissau - que era afinal um lugar bem mais aprazível e sossegado, mais adaptado ao nosso modelo recatado de adoração.

Finalmente, no dia 16 de outubro de 1971 o Templo estava concluído e as reuniões foram transferidas para ele. Neste altura, as cerimónias religiosas tinham lugar no  salão de jovens e foi aí que a filha mais nova do pioneiro, Ana Pedro, foi apresentada ao Senhor já no culminar desse ano. Mesmo assim, até ao dia em que teria lugar a consagração, foram ali realizadas diversas as atividades, a título de exemplo, o casamento de Maria Júlia e Manuel Carlos, em agosto de 1972; a organização dos primeiros Jogos Florais da Juventude, em parceria com a Igreja do Porto; duas campanhas antitabágicas, uma campanha de evangelismo - A Bíblia Fala;  o casamento de Ana Maria  e José Luís, em outubro de 1973. Ao fim de todos esses eventos, chegou o dia almejado para a sua consagração ao Senhor, ocorrida a 8 de dezembro de 1973, com a presença dos Presidentes da União Sul Europeia e da União Portuguesa.

As comemorações dos cinquenta anos

Passados cinquenta anos, as celebrações destes ocorreram em quatro sessões distintas ao longo de 2022/2023. Afinal, comemorávamos também os 70 anos da data de bates-mo do casal de pioneiros.

Coral Adventista de Guimarães (parte)

Na primeira sessão, realizada em 20 de maio de 2022, além da participação do Grupo Vozes de Sião (que nos acompanhou em todas as sessões) e do Coral de Guimarães, tivemos o prazer de ter connosco o Grupo Gratidão, da Igreja de Espinho. Durante o programa foi contada a história dos pioneiros.

Na segunda sessão, ocorrida em 19 de novembro de 2022,  esteve connosco o Grupo Yada (elementos do Adra Voices) e durante o programa foi apresentada a história dos tempos vividos pela família desde Vizela até à sua vinda para Vila do Conde. e o desenrolar de atividades até à abertura da primeira sala pública na Rua do Lidador.

Na  terceira sessão, ocorrida em 22 de maio de 1973, tivemos como convidado o Grupo Coral Adventista de Braga, e no decorrer do programa contamos a história dos anos de grandes provas, que ocorreram até à inauguração do Templo. Por fim, na Sessão Solene, que teve lugar no dia 9 de dezembro, a que demos o nome de Construtores de Esperança, tivemos como convidado o pastor Júlio Carlos Santos, em representação da Administração da Direção da Upasd, que dirigiu o culto dessa manhã e nos acompanhou nas comemorações durante a Sessão solene levada a efeito na tarde desse dia. A ele, a nossa gratidão.

Tivemos nesse dia como convidados para os momentos musicais, além do grupo local Vozes de Sião,  o Grupo Coral de Guimarães e um pequeno Grupo Instrumental formado por membros da família Sepúlveda de Vizela e amigos. Nesta sessão homenageamos as pessoas e os pastores que ao longo do tempo e de mãos dadas com Cristo, ajudaram a construir a Igreja que hoje somos.

Todas estas sessões, cujo lema foi Aqui Chegámos pela Fé,  tiveram a participação relevante do grupo local Vozes de Sião, que nos deliciou com belíssimos hinos de inspiração cristã. Foram momentos de alegria, de louvor e amizade cristã. A Igreja de Vila do Conde quer agradecer a todos aqueles que não pouparam esforços para participar nestas comemorações, tão marcantes para nós. Para todos, a nossa a nossa gratidão.  Nota: A história em pormenor da Igreja de Vila do Conde, bem como a dos seus pioneiros, encontra-se contada em livro.

UPASD UPASD
Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt