Serviço

Colóquio sobre violência doméstica e sexual


  • Partilhar:

O Ministério da Mulher da Igreja Adventista de Sacavém, realizou no dia 18 de novembro, na Casa de Cultura de Sacavém, o 1º Colóquio EnditNOW, com o tema: “Os Adventistas dizem não à Violência Doméstica e abuso Sexual”. Este colóquio foi realizado em parceria com os Departamentos de Evangelismo, Juventude Adventista e a Câmara Municipal de Loures. Estiveram presentes cerca de 200 participantes entre membros de igreja e seus convidados.

Numa primeira parte houve os Desbravadores apresentaram um exercício de “evolução” e ordem unida, testemunhando dos seus valores cristãos. Ainda houve uma participação do Côro Infantil e do Côro da Igreja.

Depois de apresentação do vídeo “O diário de Sara” que retrata as confidências de uma adolescente vítima de abuso sexual e suas consequências, entrou-se no colóquio que foi bastante participado com perguntas vindas do auditório. O painel foi composto pela Genoveva Almeida, pós-graduada em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos, pela Wilma Ferreira, líder de crianças e de jovens na Igreja Adventista de Sacavém, pelo pastor da igreja, António Amorim, pela Lúcia Fernandes, Técnica Superior, em representação da Divisão de Respostas Sociais -Departamento de Igualdade e Desenvolvimentos Sociais da Câmara Municipal de Loures, e pela Isabel Morais, Psicóloga Clínica especializada em Educação. O colóquio foi moderado pela Leidiane Rodrigues, colaboradora do Ministério da Mulher e coordenado pela Miriam Neves, secretária administrativa da Embaixada de São Tomé e Príncipe e Coordenadora do Ministério da Mulher.

Foram abordados temas como as causas, o impacto e as consequências da violência doméstica e abuso sexual, os jovens e a perspetiva bíblica sobre este tema, realidade no contexto da igreja adventista, e estratégias de intervenção preventiva e reativa por parte da Igreja.

No final do programa foram oferecidos pelo pastor Amorim, aos convidados e aos anciãos da Igreja, o manual “Restaurando Vidas Desfeitas”, um guia de apoio ao ministério às vítimas de violência doméstica e abuso, no contexto da igreja e na sua área de influência.

Apesar deste ser um tema delicado e difícil de ser tratado, todos os convidados felicitaram a organização do Colóquio pela transparência e frontalidade e ao mesmo tempo, espiritualidade e profundidade, com que este tema foi tratado, e o interesse manifestado pela audiência, manifestado através de muitas perguntas pertinentes.

A Dr. Lúcia Fernandes, representante da Câmara Municipal de Loures, indicou as instituições e serviços municipais de apoio aos envolvidos neste problema. No final do programa testemunhou da sua satisfação por esta iniciativa, encorajando a sua continuidade, tão relevante na comunidade da Quinta do Mocho, aonde a igreja está implementada. A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sacavém foi inscrita em 2023, nas plataformas das associações da juventude da Câmara Municipal de Loures, e foi integrada Grupo de Trabalho de intervenção social no Bairro da Quinta do Mocho, promovidos pela Autarquia. A Igreja Adventista de Sacavém procura, com a ajuda de Deus e a participação dos seus membros, ser relevante na comunidade em que está inserida. Parabéns ao Departamento dos Ministérios da Mulher pela sua iniciativa.

UPASD UPASD
Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt