Serviço

Sismo na Turquia e Síria: a ADRA Mobiliza-se na Ajuda a Milhares de Vítimas


  • Partilhar:

A Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) está a avançar com esforços de resposta de emergência para assistir as vítimas do poderoso terramoto que atingiu o sul da Turquia e a área noroeste da Síria pouco antes do nascer do dia na Segunda-feira, dia 6 de Fevereiro.

O sismo de magnitude 7.8 e as mais de 140 réplicas devastaram a região próxima de Nurdagl e Gaziantep, ferindo mais de 13,000 pessoas e matando pelo menos 3800, de acordo com relatórios da UN. As autoridades alegam que o terramoto foi o mais forte do último século.

ADRA Syria 2022

“A unidade de resposta a catástrofes da ADRA já está no terreno a avaliar a situação e a colaborar com instituições governamentais e outros parceiros de confiança. As operações de resgate e evacuação estão ainda a decorrer quer na Turquia, quer na Síria, e a sede da ADRA na Síria, que tem duas localizações, estará a gerir a resposta de emergência na região afetada,” diz Mário Oliveira, diretor de gestão da resposta de emergência na ADRA Internacional. “À medida que a nossa avaliação de emergência progride e determinamos as necessidades críticas de muitos milhares de vítimas que foram já referenciados, a ADRA estará pronta para ajudar providenciando ajuda como assistência financeira polivalente, bens de primeira necessidade, alimentos e abrigo.

Mais de 5,000 edifícios, incluindo hospitais, foram destruídos de acordo com as autoridades locais. A catástrofe teve um impacto significativo no noroeste da Síria onde, neste momento, mais de 4 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária. A vasta maioria são mulheres e crianças.

“Durante mais de dez anos, os escritórios da ADRA têm implementado uma diversidade de projetos de ajuda humanitária, incluindo abrigos, iniciativas na área da saúde e da educação para as famílias de refugiados e crianças nessa região. No rescaldo deste desastre massivo, a ADRA continua comprometida em assistir comunidades vulneráveis e famílias na reconstrução das suas vidas. Por favor, mantenham a Síria e a Turquia nos vossos pensamentos e orações,” diz Kelly Dowling, gestora da resposta de emergência na ADRA Internacional.

Visitem ADRA.org para saberem mais sobre os esforços de ajuda ao desastre ocorrido na Turquia, Síria e  a outras crises mundiais, assim como saber como podem apoiar a missão global humanitária da ADRA.

UPASD UPASD
Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt