Notícias

Institucional

Primeiro dia da 62.ª Sessão da Conferência Geral: início de decisões que moldam o futuro da Igreja Adventista Mundial


  • Share:

A 62.ª Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia arrancou esta quinta-feira, 3 de julho, em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos da América, reunindo cerca de 2.000 delegados vindos de todas as partes do mundo. Este grande encontro, que ocorre a cada cinco anos, é o maior evento da Igreja Adventista do Sétimo Dia à escala global, e conta também com a presença de mais de 3.000 pessoas ligadas ao staff operacional, comunicação, expositores, intérpretes e logística, somando diariamente mais de 5.000 participantes no America’s Center Convention Complex.

Nos sábados, são esperadas cerca de 60.000 pessoas para os grandes momentos de adoração.

Duas propostas rejeitadas: agenda permanece sem alterações

O primeiro dia ficou marcado por momentos de discussão e votação sobre a agenda oficial da Sessão. Durante a tarde, vários delegados apresentaram propostas de alteração, mas só duas foram submetidas a votação.

Revisão da declaração oficial sobre vacinação – a proposta pretendia incluir na agenda uma revisão da declaração aprovada em 2015 sobre imunização, que afirma:
“A Igreja Adventista do Sétimo Dia dá forte ênfase à saúde e ao bem-estar. O seu foco na saúde baseia-se na revelação bíblica, nos escritos inspirados de Ellen G. White e em literatura científica com revisão por pares. Encorajamos a imunização responsável e não temos motivo religioso ou doutrinário para não o fazer. O não ser vacinado não deve ser entendido como doutrina ou dogma da Igreja.”
A proposta de revisão pretendia atualizar ou reavaliar o texto desta posição.

Inclusão de um relatório autónomo do Departamento de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa (PARL) – o objetivo era apresentar à assembleia um relatório próprio e detalhado das atividades deste departamento ao longo do último quinquénio.

Ambas as propostas foram debatidas, mas não obtiveram aprovação para integrar a agenda oficial dos trabalhos.

Comissão de Nomeações

Um dos momentos mais importantes do dia foi, ainda de manhã antes de começarem as sessões no plenário, a eleição da Comissão de Nomeações, composta por 277 delegados, cuja missão é apresentar propostas para os cargos de liderança da Conferência Geral: presidente, secretário executivo, tesoureiro, diretores de departamentos e também as administrações das Divisões.

Nesta comissão estão incluídos dois portugueses: o Pastor José Lagoa, presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia (UPASD), e o Pastor Ruben Abreu, presidente da União Franco-Belga. Ambos integram a comissão ex oficcio, dado que os presidentes das uniões de igrejas têm sempre assento neste órgão.

A comissão começará os seus trabalhos já amanhã, 4 de julho (coincidentemente, o Dia da Independência nos Estados Unidos), tendo como primeira missão apresentar à assembleia a proposta para o cargo de presidente da Conferência Geral.

Relatório do Presidente: três anos de missão global

O dia terminou com a apresentação do relatório do presidente da Conferência Geral, Pastor Ted N. C. Wilson. Este momento não consistiu em apresentar à Igreja o trabalho desenvolvido pelo presidente desde a última sessão em 2022, mas sim oferecer uma visão abrangente daquilo que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem levado ao mundo nos últimos três anos.

O foco esteve centrado na missão global e nos projetos de evangelização, com destaque para iniciativas em países como Papua-Nova Guiné, Mongólia, Chéquia e Bolívia. Um momento de particular simbolismo foi o anúncio da presença, como delegado oficial da assembleia, do Primeiro-Ministro da Papua-Nova Guiné, que além de chefe do Governo é um adventista comprometido com a sua fé. Entre os momentos partilhados pelo presidente, destacou-se um batismo que realizou no Rio Nilo, ao qual aludiu com humor, assegurando que os pastores locais estavam atentos para o proteger dos crocodilos.

O relatório sublinhou igualmente os desafios e oportunidades em contextos de crescente secularização, referindo, entre outros, o impacto de iniciativas missionárias em cidades como Nova Iorque e São Francisco. No vídeo de apresentação, foi possível ver o Pastor Ted Wilson a oferecer exemplares do livro O Grande Conflito precisamente na cidade de São Francisco.

O Pastor Ted explicou ainda o que a Divisão Sul Americana tem feito para integrar a Inteligência Artificial na forma como o evangelho pode ser proclamado.

O momento da apresentação do Pastor Ted Wilson prolongou-se por mais de uma hora e destacou o avanço da pregação do evangelho em dezenas de países dos quatro cantos do mundo. Da China ao Líbano, da Coreia do Sul ao Brasil, o presidente partilhou histórias concretas e inspiradoras que ilustram o impacto da missão adventista nos diferentes contextos e realidades ao redor do mundo.

Fotos: Adventist Media Exchange

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt