Primeiro GAIN Portugal mostra como a tecnologia pode servir a Missão
O acrónimo GAIN significa Global Adventist Internet Network, uma iniciativa internacional de comunicação e tecnologia criada pela Conferência Geral da Igreja Adventista, cujo propósito é capacitar líderes para utilizarem os meios digitais ao serviço...
Depois de muitos anos a acontecer em formato mundial e continental, os últimos foram na Tailândia e na Bulgária, Portugal organizou pela primeira vez o seu próprio GAIN, reunindo os responsáveis das equipas de comunicação locais, mas também todos os interessados nesta área, para momentos de partilha e formação.
Entre 28 de novembro e 1 de dezembro de 2025, o campus do MEIBAD em Loures acolheu 130 participantes vindos de todo o país, e até do estrangeiro, sob o tema O Mundo em Rede, Missão no Digital. O evento contou com a presença do Pr. Williams Costa Jr, ex-diretor de comunicação da Conferência Geral, Gabriel Ferreira, professor no UNASP, e Paulo Sérgio Macedo, diretor de comunicação e assuntos públicos da Divisão Inter-Europeia.
Capacitação integral para a Missão no ambiente digital
Segundo Ezequiel Duarte, diretor de comunicação da UPASD e organizador do evento, “esta é a primeira vez que desenvolvemos este encontro permitindo que todo o país tenha acesso aos conteúdos destes eventos. Aqui juntamos líderes da comunicação, tecnologia e evangelismo em Portugal, para partilharmos experiências e aprendermos uns com os outros."
O programa incluiu três grandes áreas de formação, desenvolvidas sobretudo nas instalações da Novo Tempo Portugal, em parceria com a equipa técnica da TV.
- Comunicação institucional, abordando reputação, presença pública e posicionamento da Igreja
- Redes sociais e discipulado digital
- Workshops técnicos de TV, áudio, iluminação, vídeo e software
O dia de domingo foi inteiramente dedicado a uma visita guiada à Novo Tempo, seguida de sessões práticas nos estúdios da NT e nas salas de trabalho da Publicadora SerVir.
GAIN Talks e Open Mic, espaços de partilha
O evento integrou ainda as GAIN Talks, onde Paulo Sérgio Macedo desafiou os presentes a refocar a comunicação, Marisa Ferreira apresentou a experiência de anos em que trabalhou para a MENA (União do Médio Oriente e Norte de África), com Facebook Ads para alcançar não cristãos. Jeferson Nascimento, o responsável mundial pelas páginas da CG no Facebook e Instagram, falou sobre Redes sociais com propósito, menos followers, mais fellowship, e Gabriel Ferreira explicou A Dança das Câmaras, um guia técnico e conceptual para o streaming nas igrejas locais.
No espaço Open Mic, participantes puderam apresentar projetos desenvolvidos nas suas comunidades, como ferramentas de tradução, uma plataforma social para localizar profissionais adventistas, softwares de inserção de caracteres e métodos inovadores de inclusão para membros com necessidades especiais.
A tecnologia ao serviço das pessoas, não o contrário
Para Pedro Esteves, diretor do departamento de evangelismo e ministério pessoal da UPASD e diretor da Novo Tempo Portugal, o GAIN é mais do que tecnologia, é missão
"Quando falamos de evangelismo estamos a falar de pessoas, não de métodos. Existem pessoas, e depois usamos os mecanismos para chegar até elas. A grande mudança do paradigma físico para o digital não é moda, é onde as pessoas estão. Quem tem uma mensagem tão boa, tão importante, precisa de estar onde as pessoas estão."
Também o pastor Williams Costa Jr sublinhou a relevância dos encontros nacionais, que denominou “Microgains”
"Microgains são indispensáveis porque abordam assuntos específicos de cada região. O global define direções, mas é nos GAIN regionais ou locais que as ideias ganham vida. O meu sonho é ver a juventude a usar a sua influência para mostrar o amor de Jesus e atrair pessoas para o caminho da salvação."
Homenagem ao pastor Ezequiel Quintino, pioneiro das comunicações em Portugal
Um dos momentos mais emocionantes, logo na cerimónia de abertura, foi a homenagem ao pastor Ezequiel Quintino, pioneiro da rádio e televisão em Portugal e antigo diretor da Rádio Clube de Sintra e do departamento de comunicação. Surpreendido pela distinção, partilhou um testemunho marcante
"Foi uma surpresa total, não esperava. O louvor é para Deus porque se houve algum legado, deve-se a Ele. Aprendi sempre perguntando, olhando, ouvindo. Nunca devemos desistir, mesmo quando sentimos fracasso. Para as novas gerações deixo isto, estudem, observem os melhores profissionais e nunca desistam. E que o louvor seja sempre para Deus."
O primeiro GAIN Portugal encerrou com a certeza de que a Missão no digital não é apenas um desafio técnico, mas um verdadeiro chamado para o cumprimento da Missão.
“Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16















































