Notícias

Eventos

Uma Assembleia Espiritual com História e para a História


  • Share:

A Expo-Centro em Pombal voltou a ser o palco do grande encontro anual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. No sábado 17 de maio quase 4.000 pessoas reuniram-se na maior assembleia alguma vez realizada no nosso país, num ambiente espiritual e intercultural, que serviu também para prosseguir a celebração dos 120 anos da presença adventista em solo português, iniciada no ano passado.

Uma celebração com memória

O ponto alto do programa da manhã foi a homenagem às igrejas locais. No palco, 72 representantes das 114 igrejas que integram o território português receberam uma lembrança evocativa da chegada do adventismo a Portugal, há 120 anos. Cada igreja local escolheu a pessoa que a iria representar neste momento carregado de simbolismo, refletindo o percurso único trilhado por cada comunidade.

Junto ao palco, uma lona de 10 metros exibia um friso cronológico que destacava a data de fundação de cada igreja local, na respetiva localidade, acompanhada por uma fotografia do templo. O convite feito era para que cada participante tirasse uma fotografia junto ao nome da sua igreja, reforçando o sentimento de identidade e pertença à missão global através da ação local.

Almoço que uniu culturas

Num ambiente descontraído, atrás do palco, realizou-se um almoço multicultural que reuniu cerca de 600 pessoas. Para além do stand da UPASD, estiveram representadas 14 igrejas que se inscreveram previamente e, em cada uma delas, a dinamização foi feita localmente, incentivando os membros a prepararem e trazerem pratos típicos dos seus países de origem.

A organização da iniciativa esteve sob a responsabilidade da ADRA, e, com a colaboração de todos preparou-se um verdadeiro banquete de sabores internacionais. Este momento revelou-se um dos mais simbólicos do dia, refletindo a diversidade, o espírito de cooperação e o sentido de união que foi a marca dominante desta Assembleia Espiritual.

Emiliana Malaquias, das Caldas da Rainha, partilhou emocionada a sua experiência neste almoço: "Foi uma experiência maravilhosa. Fizemos novas amizades e, para mim, este encontro foi um pequeno vislumbre do que será estarmos todos juntos à mesa do Senhor quando Jesus vier buscar o Seu povo. Senti uma felicidade tão profunda, como se estivéssemos a antecipar a eternidade."

Testemunhos que nos inspiram à Missão

O sermão principal da manhã ficou a cargo do Pr. Erton Köhler, secretário-executivo da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que desafiou a Igreja a manter-se unida em missão.

Durante a tarde, o programa continuou com testemunhos vindos de Bragança, Pedrógão Grande, Funchal e de Cascais, evidenciando o crescimento da igreja em diferentes regiões, mesmo entre pessoas de culturas diferentes.

A música, como sempre, teve um lugar especial nesta assembleia. Uma orquestra com 20 elementos, conduzida pelo maestro André dos Santos, elevou o ambiente ao que se poderia chamar de um verdadeiro “cantinho do céu”. O programa da tarde procurou refletir a multiculturalidade da igreja, e a comunidade africana da Região de Lisboa uniu esforços para formar um coro criado propositadamente para a ocasião, que deu início à tarde com uma “viagem” musical ao continente africano.

Houve ainda as participações do Ministério Mais Perto, do grupo Unnamed, do Coro Vocalis, do coro Adventista da Sertã e da cantora húngara Erzsébet Hillenkoetter, que não só impressionou com a sua voz, como também tocou os presentes com um poderoso testemunho de fé e lealdade.

As crianças também tiveram o seu momento especial, quando perto de 150 crianças subiram ao palco para interpretar o tema “Minha Pequenina Luz”.

Homenagem ao Pr. António Tostes

Um dos momentos mais emocionantes do dia foi a homenagem prestada ao Pr. António Tostes, carinhosamente conhecido como “Toninho”, conduzida pelo Pr. Pedro Esteves. O tributo destacou o papel fundamental que o atual diretor da Rede Novo Tempo da Divisão Sul-Americana desempenhou na implantação da TV Novo Tempo em Portugal.

À frente da Rede desde 2010, e tendo já anunciado a sua reforma para o final deste ano, o Pr. Tostes foi uma peça-chave neste processo. Desde o início, acreditou na expansão do “Canal da Esperança” para Portugal, reconhecendo o potencial da língua comum e apoiando cada passo deste sonho.

Antes do encerramento, o Pr. Pedro Esteves fez um apelo direto a todos os participantes, incentivando-os a levar consigo a nova revista da TV Novo Tempo, O Grande Conflito, que inclui uma série de estudos bíblicos associados ao programa homónimo da TV Novo Tempo. O apelo teve um impacto imediato, porque centenas de exemplares foram distribuídos em poucos minutos, e houve até quem não conseguisse levar um exemplar, devido à elevada procura que rapidamente esgotou os disponíveis.

Unidos em Missão

A Assembleia Espiritual de 2025 foi um dos maiores eventos da Igreja Adventista em Portugal desde a sua fundação, mas mais do que um número, os quase 4.000 participantes representaram uma Igreja em crescimento, viva, multicultural e sobretudo unida na missão.

“Olhemos firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé.”
 Hebreus 12:2

UPASD UPASD

Rua Acácio Paiva, 35 213 510 910 comunicacoes@adventistas.org.pt